Quem foi Gandhi?

Mahatma Gandhi foi um importante pilar para a independência da Índia, que ainda era uma colônia inglesa. Conheça esse grande ativista indiano.

0

O ativista indiano Mahatma Gandhi ficou reconhecido por lutar durante as décadas de 1920 e 1940, com o intuito de conquistar a independência da Índia. O líder ganhou grande destaque por conta de seu projeto de não violência.

Gandhi também ficou conhecido por conta de sua filosofia. Ele recorria a jejuns, desobediência civil e marchas. Dessa forma, o ativista estimulava seus seguidores ao não pagamento de impostos e ainda ao boicote dos produtos ingleses.

Um ano após conquistar a independência da Índia, o líder foi assassinado por um hindu, quando estava na capital do país Nova Délhi. Isso aconteceu no dia 30 de janeiro de 1948. As cinzas de Gandhi foram lançadas no sagrado Rio Ganges.

Independência da Índia 

O movimento pacifista de Gandhi iniciou quando ele foi morar na África do Sul, que na época também era colônia britânica.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, foi desenvolvido um forte movimento nacionalista e formado o Partido do Congresso Nacional Indiano. Os líderes foram Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nahru.

Nisso era pregada principalmente a independência total da Índia, que ainda era colônia inglesa. Para isso, Gandhi foi um dos principais personagens dessa luta e estimulava a desobediência civil e o não pagamento de impostos.

Em 1922, durante uma greve contra o aumento de impostos, Gandhi foi detido e condenado a seis anos de prisão. Ele foi liberado em 1924 e abandonou a atividade política ostensiva por um período.

No ano de 1930, ele liderou a marcha para o mar. Na ocasião, milhares de pessoas andaram mais de 320 quilômetros para protestar contra os impostos do sal. Até que, em 1932, Gandhi fez uma greve de fome que chamou a atenção de todo o mundo.

Depois disso, iniciou-se a Segunda Guerra Mundial, que fez Gandhi retornar à luta pela independência. Em 1942, ele foi preso mais uma vez e, em 1947, os ingleses reconheceram a independência da Índia.

Luta entre hindus e muçulmanos 

Com a independência da Índia, Gandhi tentou evitar a luta entre os hindus e os muçulmanos. Apesar disso, todos os seus esforços foram em vão. Em alguns conflitos, mais de 6 mil pessoas chegaram a ser mortas.

Por conta disso, foi aprovada a divisão da Índia. Então, surgiu a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, com a maioria muçulmana.

Frases de Gandhi

Confira abaixo algumas frases de Gandhi:

Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.

O fraco nunca pode perdoar. Perdão é um atributo dos fortes.

Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.

Veja também:

você pode gostar também