A malária é uma infecção provocada por protozoários que são transmitidos nas picadas de fêmeas infectadas do mosquito Anopheles.
A infecção de malária pode ocorrer mais de uma vez, da segunda infecção em diante as pessoas podem adquirir um grau de imunidade parcial que pode tornar os sintomas atenuados ou inexistentes.
No Brasil, a maioria dos casos de malária ocorrem na região Amazônica.
Causa da malária
A malária é causada por um protozoário que recebe o nome de Plasmodium, ele provoca infecção no corpo com febre muito alta.
Transmissão da malária
A transmissão da malária ocorre pelas picadas das fêmeas de mosquitos Anopheles que estejam contaminadas com o Plasmodium.
A transmissão de uma pessoa para pessoa não acontece, por isso, ela não é considerada uma doença contagiosa.
Sintomas da malária
Os sintomas mais frequentes da malária são:
- febre alta
- calafrios
- tremores
- sudorese
- dores de cabeça
- náuseas
- vômitos
- intenso cansaço
- mudanças no apetite
Nos casos em que a doença evolui e fica mais grave, o indivíduo com malária pode apresentar prostração, alterações de consciência, hiperventilação, convulsões, hipertensão e hemorragias.
Tratamento da malária
O tratamento da malária, em geral, pode ser feito em casa, sem maiores complicações. Ele é realizado com medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No entanto, nos casos graves, os pacientes podem precisar de mais cuidados e devem ser hospitalizados.
Vacina para malária
Há 35 anos pesquisas estão sendo realizadas para que uma vacina eficiente seja desenvolvida contra a malária. No entanto, ainda não foi encontrada uma vacina para a doença.
A vacina mais recente é chamada de Mosquirix e previne parcialmente a malária. No início de 2020, ela começou a ser testada em crianças africanas de locais que são intensamente atingidas pela malária.
Prevenção da malária
A prevenção mais eficaz contra a malária é o controle do mosquito Anopheles. Além disso, o uso de repelentes, roupas que cubram bem o corpo e mosqueteiros durante a noite também são boas medidas de controle da infecção.
O saneamento básico, o controle de vegetação aquática, uso racional da terra, melhoramento de moradias e condições de trabalho são outras medidas que podem ser tomadas para tentar erradicar a malária.
A malária tem cura?
Se o tratamento for feito corretamente, a malária tem cura. Por isso, quando mais rápido for o diagnóstico menor será a letalidade da doença.
Veja também: