É possível entrar na faculdade sem Enem?

Enem 2020 teve recorde de abstenção, com 55,3% de ausências.

Ao longo dos últimos 10 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser o principal meio para ingresso nas universidades, com destaque para as instituições públicas e estrangeiras. Com recorde na abstenção do Enem 2020 (55,3%), muitos estudantes ficaram sem essa opção para entrada no ensino superior.

No Enem Digital, cerca de 70% dos inscritos estiveram ausentes. O Financiamento Estudantil (Fies) também apresentou recuo, com preenchimento de somente 53% das vagas disponíveis.

Dessa forma, ainda que com crescimento no índice de abstenção, o vestibular tradicional é a alternativa mais imediata. Existem faculdades particulares que, cientes do cenário causado pela crise de Covid-19, descomplicam o processo seletivo para os interessados nas vagas.

Algumas faculdades podem aceitar a nota do último Enem realizado para avaliar o grau de conhecimento do ingressante, disponibilizar bolsas ou oferecer vestibulares on-line. Com isso, não ter feito o Enem deixa de ser um empecilho para ingressar na faculdade.

Assim, em função da pandemia, cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EaD) são mais atrativos por conta do custo e segurança. Até porque, com o crescimento da quantidade de infectados com o coronavírus, muitos programas podem migrar para o ensino remoto, mesmo que temporariamente.

Leia também: Programa do MEC oferece mais de 500 vagas em cursos técnicos

você pode gostar também
Deixe um comentário