Ataque a Pearl Harbor

O ataque a Pearl Harbor foi uma tentativa do Japão de destruir a frota naval americana na Ásia.

O ataque a Pearl Harbor foi uma operação japonesa de ataque à base americana de Pearl Harbor, localizada no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. Esse ataque marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e iniciou a Guerra do Pacífico.

Contexto histórico

Após a Restauração Meiji, em 1868, que industrializou profundamente o Japão, o país se tornou uma grande potência econômica, política e militar na Ásia. Além disso, também começou a existir uma doutrinação de que os japoneses eram superiores e deveriam comandar a Ásia.

Com isso, surgiram no Japão uma série de interesses imperialistas em regiões vizinhas, sendo a China a principal ambição. Essa ambição levou a um conflito entre as duas nações, a Primeira Guerra Sino-Japonesa, e a um conflito com a Rússia por regiões da Manchúrica, a Guerra Russo-Japonesa. Com a vitória dessas duas guerras, as vontades imperialistas japonesas cresceram.

Assim, cresceu no país um grupo de extrema-direita que se fortaleceu entre as décadas de 1910 e 1930 e fomentou a guerra contra as potências vizinhas. Além disso, esse grupo também se posicionava contra a presença de potências ocidentais na Ásia, como a dos americanos nas Filipinas.

Durante esses anos, a rivalidade entre Estados Unidos e Japão também cresceu, principalmente por causa das ações japonesas na China. Em 1924, essa relação piorou, já que os Estados Unidos decidiram limitar a entrada de japoneses no país. Essa hostilidade se intensificou na década de 30, quando o Japão invadiu a Manchúria e iniciou a Segunda Guerra Sino-Japonesa.

Motivos do ataque

Com o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa, em 1937, diversas regiões da China foram invadidas, causando grandes massacres. Mais tarde, em 1940, a região da Indochina foi invadida pelos japoneses para impedir que as tropas chinesas recebessem armas e suprimentos dos estadunidenses.

Como retaliação, os Estados Unidos impuseram um embargo sobre a importação do petróleo para o Japão. Isso prejudicou o país, já que havia combustível suficiente para apenas um ano de abastecimento dos navios japoneses.

Do mesmo modo, a dominação japonesa não poderia acontecer sem a expulsão dos Estados Unidos do continente. Assim, a guerra contra os americanos parecia essencial para a maior parte dos japoneses. Contudo, algumas pessoas, como o almirante Isoroku Yamamoto, defendiam que a situação fosse resolvida por meio da diplomacia.

Dessa forma, Yamamoto argumentava que o Japão não tinha mecanismos suficientes para vencer os Estados Unidos em uma guerra a longo prazo. No entanto, isso não foi suficiente para acalmar a cúpula militar japonesa. Então, Yamamoto propôs um ataque intenso para destruir completamente a frota naval americana no Pacífico.

Ataque a Pearl Harbor

O ataque a base americana de Pearl Harbor ocorreu na manhã do dia 7 de dezembro de 1941, sob planejamento do almirante Yamamoto e comando do almirante Chuichu Nagumo. Mesmo que as bases americanas já tivessem sido alertadas de um ataque japonês, as forças em Pearl Harbor estavam despreparadas e foram pegas de surpresa.

Inicialmente, foram enviados cinco mini-submarinos com o objetivo de entrar no porto e destruir navios americanos utilizando torpedos, um tipo de arma submarina. No entanto, um desses mini-submarinos foi atacado por um navio americano e apenas um conseguiu disparar um torpedo com sucesso. Além disso, o único marinheiro dos mini-submarinos sobrevivente foi capturado como prisioneiro de guerra.

Pouco mais de uma hora depois, 186 aviões iniciaram o ataque aos navios no porto e a duas bases aéreas. Em seguida, mais 168 aviões também atacaram outras bases aéreas e navais. Os japoneses não encontraram um grande contra-ataque, somente alguns aviões e mísseis defesa antiaérea.

Um terceiro ataque que pretendia destruir depósitos de combustível, fábricas e docas secas em Pearl Harbor estava programado, mas o almirante Nagumo decidiu suspender os ataques. Essa decisão foi tomada, em partes, porque o segundo ataque tinha sido bem sucedido e porque Nagumo tinha ordens para não arriscar muitos recursos japoneses.

Consequências

O ataque a Pearl Harbor danificou ou destruiu 21 navios e 347 aviões dos Estados Unidos e feriu 1.178 pessoas, além de 2.403 mortos. Para o Japão, o ataque custou 29 aviões, cinco mini-submarinos e 64 pilotos e marinheiros mortos, além do marinheiro capturado.

Além disso, o ataque a Pearl Harbor levou os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial e iniciou a Guerra do Pacífico. Esses conflitos foram finalizados apenas em 1945, quando os Estados Unidos atacou o Japão com duas bombas atômicas.

Nos Julgamento de Tóquio, em que crimes cometidos durante a guerra na Ásia foram julgados, o ataque a Pearl Harbor foi considerado crime de guerra, já que o ataque aconteceu sem declaração formal de guerra e sem aviso prévio.

Veja também: 

você pode gostar também
Deixe um comentário