Por que estudar história: compreenda os motivos
Entenda por que é essencial estudar história e, a partir disso, saiba como os fatos históricos podem influenciar diretamente a sua vida
A falta de contexto, muitas vezes, pode fazer com que informações sejam passadas de forma completamente equivocadas e fora do eixo. Por isso, saber em que conjuntura os fatos aconteceram faz com que muita coisa seja entendida.
Logo, estudar a história é essencial, e para ser mais exato, querendo ou não, é impossível viver sem ela. Entender a história, é também compreender a política, a economia, a religião e mais uma gama de coisas que estão presentes no dia a dia.
Claro que cada pessoa tem uma forma de interpretar os fatos. Por exemplo, é possível que a forma como um político foi retratado em tal época, não seja a mesma que você o enxerga. No entanto, a história vai além disso.
O objetivo não é tomar um lado, mas colocar as coisas da forma que elas aconteceram. Depois, registrá-los e fazer com que aquelas informações não se percam com o tempo.
A política fica sempre muito marcada na história. Isso acontece porque todos os outros fatores meio que são dependentes dela, quando se trata de um contexto histórico.
A história além de fatos históricos
Quando se fala em história, a tendência é priorizar feitos grandes, que marcaram mundialmente ou dentro do próprio país.
Porém, é preciso entender que ela não tem a ver somente com fatos grandiosos que são registrados nos livros. Cada família tem um início. Cada indivíduo tem um passado. Tudo isso é história que, de alguma forma ou outra, acaba também se conectando a grandes acontecimentos.
Por exemplo, pensa no ano em que você nasceu. Com certeza algum fato marcante aconteceu. Uma copa do mundo, o lançamento de uma música que bombou, a eleição de algum presidente, algum fato que marcou a economia… A história está em tudo! E todas as pessoas estão inseridas nela.
Sendo assim, estudar história faz com que as pessoas entendam mais do que a conjuntura em que as coisas aconteceram e ainda acontecem. Estudar história é um exercício de autoconhecimento.