Anticorpos

Vamos conhecer a reação imunológica do corpo humano para combater agentes infecciosos, continue lendo!

0

O corpo humano está em contato constante com agentes que podem causar doenças, esses agentes são chamados de antígenos.

Os antígenos são essas partículas que invadem o corpo e causam uma reação no sistema imunológico daquele indivíduo, fazendo com que ele produza anticorpos específicos para combater aquele antígeno.

O que são e qual a função dos anticorpos?

Os anticorpos são moléculas de proteínas sintetizadas pelo sistema imunológico que são responsáveis por defender nosso corpo, ou seja, destruir os antígenos que estão ali.

O anticorpo e o antígeno possuem alta especificidade um com o outro, eles se encaixam perfeitamente e por isso, são ditos como um modelo chave-fechadura.

Isso quer dizer que cada anticorpo se liga exclusivamente ao antígeno que desencadeou sua produção. Eles são produzidos pelos linfócitos B que são parte dos glóbulos brancos.

Antígenos e anticorpos
Antígenos e anticorpos

Memória imunológica

Nosso corpo é capaz de guardar uma memória imunológica dos anticorpos que já produziu. Quando entramos em contato com um antígeno pela segunda vez, nosso corpo já será capaz de produzir anticorpos com maior agilidade.

Isso acontece porque as células do nosso sistema imunológico possuem um banco de memória para os anticorpos que já produziu.

Vacinas

As vacinas são substâncias utilizadas para que nosso corpo entre em contato com o antígeno em segurança, para que assim o nosso corpo passe a produzir anticorpos.

Se estamos imunizados, quando nosso corpo entrar em contato com o antígeno real, já será capaz de ter uma resposta imunológica extremamente rápido.

Veja também:

você pode gostar também