O nome científico dela é Tunga penetrans e na vida adulta ela tem apenas 1 mm de comprimento. Depois de penetrar a pele, o bicho-de-pé pode viver semanas dentro do nosso corpo.
A infecção que ele provoca pode causar vermelhidão, coceira e uma pequena lesão. Se o parasita não for retirado, a infecção pode se tornar mais grave, com dor e febre, podendo ter consequências mais graves.
Onde posso pegar bicho-de-pé?
Geralmente o bicho-de-pé é encontrado em locais com lama, quente e úmidos, com maior incidência no verão. Normalmente ele entra no nosso corpo através dos pés, mas pode entrar por qualquer parte que tiver contato com o solo contaminado pela pulga.
Tratamento da infecção
O tratamento para essa infecção é feito inicialmente pela retirada do parasita do corpo, usando material esterilizado. O médico irá avaliar o caso sem a necessidade de exames.
Entretanto, se a infecção chegar a graus mais sérios, é necessário que o médico prescreva o melhor medicamento para matar os parasitas.
Profilaxia
Para se prevenir de ter um indesejado bicho-de-pé você deve evitar andar descalço, principalmente em locais com lama presentes.
Veja também: