Ascaridíase

Doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides.

A ascaridíase é uma doença causada por um parasita que conhecemos popularmente como verme ou lombriga, por isso chamamos de verminose.

Essa é a verminose que mais ocorre no mundo, é causada por um nematelminto chamado Ascaris lumbricoides que pode atingir até 40 cm de comprimento dentro do nosso corpo.

Esse verme possui o  corpo bem liso e escorregadio pois tem uma cutícula revestindo toda sua superfície corporal. Eles possuem uma cor rosada e parasitam o intestino humano, onde vivem, se alimentam e reproduzem.

Transmissão

As fêmeas põem ovos que são eliminados nas fezes humanas. A transmissão acontece por ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos de Ascaris lumbricoides. Se uma pessoa contaminada defecar em local impróprio pode contaminar o solo e rios com os ovos, por isso essa doença tem maior ocorrência em locais onde não há saneamento básico.

Apesar de viverem no intestino, não é lá que as larvas eclodem e se tornam adultas. Depois da ingestão dos ovos, eles eclodem no intestino liberando a nova larva, ela perfura a parede do intestino entrando assim na corrente sanguínea. As larvas chegam aos pulmões, passam pelos alvéolos,  depois pelos brônquios chegando então na faringe, onde serão novamente engolidas e, ai sim voltam ao intestino onde irão crescer e se reproduzir.

Ascaridíase
Ascaridíase

Sintomas

Com o processo das larvas transitando pelos pulmões e faringe, pode ocorrer tosse, principalmente na fase inicial da doença. Podem ocorrer também cólicas, obstrução intestinal e distensão da barriga se o número de vermes for muito grande dentro do indivíduo.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser feito por um exame de fezes e o tratamento provavelmente será feito com vermífugo indicado pelo seu médico.

Prevenção ou Profilaxia

Bons hábitos de higiene pessoal, saneamento básico, lavar bem frutas e legumes antes de comer, ferver ou filtrar a água antes de consumir.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário