Biocombustíveis
Continue lendo para conhecer os combustíveis que causam menor impacto ambiental!
Os biocombustíveis são produzidos através de biomassa orgânica e microrganismos, ou seja, eles possuem origem biológica e não fóssil.
Eles são usados para gerar energia em motores a combustão interna e é um tipo de combustível aliado a sustentabilidade ambiental, com grande potencial para substituir os combustíveis fósseis.
As principais matérias primas utilizadas para a produção de biocombustível são amendoim, beterraba, cana-de-açúcar, girassol, babaçu, milho, soja, óleo de palma, mamona, trigo, etc.
Os principais biocombustíveis utilizados no Brasil são o etanol e o biodiesel, e o Brasil ocupa a segunda posição em produção e consumo do biodiesel.
Vantagens dos biocombustíveis
- Recurso renovável.
- Praticamente livres de enxofre e outros gases poluentes.
- Pouca emissão de CO2 na atmosfera.
- Redução do efeito estufa e aquecimento global.
Desvantagens dos biocombustíveis
A produção de matéria-prima para os biocombustíveis necessita de grandes lavouras, clima favorável, disponibilidade territorial e de água.
A produção de biocombustíveis varia conforme a demanda do mercado interno e externo e necessita de políticas governamentais para incentivar o uso de combustíveis renováveis.
Biocombustíveis no Brasil
O Brasil foi um dos pioneiros na produção e utilização de biocombustíveis, a principal produção aqui é de etanol e biodiesel.
O Programa Nacional do Álcool (Proálcool) foi criado em 1975, para incorporar a política energética nacional e impulsionar a produção de etanol.
O etanol é produzido através da fermentação da cana-de-açúcar e muito utilizado no mercado automobilístico.
Com esse programa, o Brasil reduziu a importação de combustíveis fósseis logo na primeira fase de implantação.
Houve estímulos como a redução de impostos para carros que utilizassem etanol como combustível e isenções fiscais para categorias como taxistas.
Nessa mesma época os agricultores receberam incentivos do governo federal para plantio de cana-de-açúcar, fazendo com que a produção de etanol também aumentasse.
Em 2008, foi criada a Petrobrás Biocombustíveis, uma subsidiária da Petrobrás, foca na produção do biodiesel.
Veja também: