A camuflagem é uma estratégia que alguns animais têm para ficarem parecidos com o ambiente em que vivem, ficando assim menos visíveis, podendo até passar despercebidos. Esse mecanismo serve para se proteger ou facilitar a captura da sua presa.
Para se camuflar, o animal pode alterar tanto sua cor quanto sua forma. Quando a camuflagem é feita através da cor, ela é chamada de homocromia. Quando é por mudança de forma, chamamos de homotipia.
Na homocromia os animais podem utilizar sua própria cor como os ursos polares que podem se camuflar com facilidade na neve, por exemplo. No entanto, existem células especializadas que podem mudar a cor do corpo do animal, chamadas de cromatóforos. Eles estão presentes nos polvos e nos camaleões, por exemplo.
A camuflagem é um processo que resultou da seleção natural para reagir as ameaças do meio ambiente.
Qual a diferença de camuflagem e mimetismo?
A camuflagem é a habilidade do animal se confundir com o ambiente em que está, usada como uma forma de defesa, é o caso dos camaleões, do bicho-pau e do urso polar. O mimetismo imita características e comportamentos de outro animal, geralmente perigoso, é o caso das falsas corais e algumas borboletas.
Animais que se camuflam
Veja também: