Características gerais dos répteis – saiba quais são

Continue lendo para conhecer as principais características desse grupo de animais!

O termo répteis vem do latim reptilis, que significa “que se arrasta”. Os répteis são animais vertebrados, terrestres, rastejantes e que possuem o corpo recoberto por escamas.

Eles são ovíparos e botam ovos com cascas bastante resistentes. Todos os répteis possuem cauda em seu corpo, mas somente alguns têm uma carapaça.

Répteis
Répteis – Animais terrestres e rastejantes

Os répteis não conseguem manter sua temperatura corporal constante, ela varia de acordo com o ambiente em que o animal se encontra, por isso são chamados de animais ectotérmicos.

Apesar de serem animais terrestres, os répteis também podem ser encontrados em cima da copa das árvores, nos troncos, andando dentro da água ou grudados em muros e paredes.

Répteis - Esses animais precisam manter a temperatura corporal tomando sol
Répteis – Esses animais precisam manter a temperatura corporal se expondo ao Sol.

Sistema digestório dos répteis

A maioria deles são carnívoros, com um sistema digestório completo, formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e cloaca.

Os répteis terrestres têm glândulas orais que são bem desenvolvidas. Isso acontece para que consigam umedecer o alimento e facilitar a digestão.

Essas glândulas são chamadas palatinas, labiais, línguas e sublinguais, e são elas que dão origem às glândulas venenosas dos répteis.

Sistema respiratório dos répteis

A respiração pulmonar funciona de maneira bastante eficiente nos répteis. Seus pulmões são complexos e apresentam dobras internas que são responsáveis por aumentar a capacidade respiratória.

Sistema circulatório dos répteis

A circulação dos répteis é dupla, fechada e completa. O coração possui três cavidades nas serpentes e tartarugas, sendo dois átrios e um ventrículo que não é completamente separado.

A separação total só ocorre com os crocodilianos (jacarés e crocodilos) que possuem o coração com quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos.

Sistema nervoso dos répteis

O encéfalo e nervos que saem da medula espinhal fazem parte do sistema nervoso dos répteis. Além disso, o cerebelo deles tem maior desenvolvimento do que o dos anfíbios.

Exemplos de répteis

Quelônios: grupo representado pelas tartarugas, cágados, jabutis. Eles possuem uma carapaça ao redor do corpo, podem ser encontrados tanto em ambiente terrestre quanto aquático.

Crocodilianos: os principais animais desse grupo são os jacarés e os crocodilos. Eles são animais grandes, com cauda bastante longa. Podem ser encontrados tanto dentro quanto fora da água.

Lagartos: nesse grupo, além dos lagartos também estão as lagartixas, os calangos, os teiús, as iguanas e os camaleões. Eles possuem patas com unhas e cauda capaz de se regenerar, a chamada autonomia caudal.

Serpentes: são animais de corpo longo, com cauda comprida e cilíndrica. Normalmente, são animais terrestres que se escondem em buracos ou tocas.

Cobras-de-duas-cabeças: apresentam cauda curta e arredondada. Costumam ser encontradas enterradas no solo.

Veja também: 

você pode gostar também
Deixe um comentário