Animais invertebrados

Vamos conhecer os animais que não possuem coluna vertebral?

0
Os animais invertebrados não possuem coluna vertebral e, em muitos casos, eles não possuem nenhum tipo de esqueleto interno e, por isso, têm o corpo mole.

No entanto, esse não é o caso dos artrópodes que têm como característica principal do grupo a presença do exoesqueleto de quitina.

Ter o exoesqueleto proporciona ao invertebrado maior proteção e sustentação do seu corpo garantindo mais facilidade na locomoção.

Características dos animais invertebrados

Assim como os outros animais, os invertebrados são eucariontes, pluricelulares e heterotróficos. Além disso, eles também podem ser terrestres ou aquáticos.

Os invertebrados não possuem coluna vertebral e crânio, eles têm simetria bilateral, fazem respiração aeróbica e se reproduzem de forma sexuada na maioria das vezes.

Com exceção dos poríferos, eles possuem o corpo organizado em órgãos e tecidos.

Poríferos

Os poríferos possuem o corpo com muitos poros, são animais aquáticos, sésseis (fixos no substrato) e a alimentação é por filtração. As esponjas são exemplos de poríferos.

Animais invertebrados: poríferos - esponja-do-mar
Animais invertebrados: poríferos – esponja-do-mar

Cnidários

Os cnidários são animais aquáticos e possuem duas formas corporais: os pólipos que são sésseis e, as medusas que são livres. Possuem uma única cavidade que funciona como boca é ânus. As águas-vivas e os corais são animais pertencentes a esse grupo.

Animais invertebrados: cnidários - água-viva
Animais invertebrados: cnidários – água-viva

Platelmintos

Os platelmintos são popularmente chamados de vermes, eles possuem o corpo achatado e podem parasitar outros animais, inclusive os humanos. As planárias e as tênias fazem parte desse grupo.

Animais invertebrados: platelminto - tênia
Animais invertebrados: platelminto – tênia

Nematódeos

Os nematódeos também possuem o corpo achatado, mas suas extremidades são afiladas. Eles são parasitas de vida livre, como as lombrigas, por exemplo.

Animais invertebrados: nematódeos - lombriga
Animais invertebrados: nematódeos – lombriga

Anelídeos

Os anelídeos, como o próprio nome diz, tem o corpo segmentado em anéis. Podem ser aquáticos ou terrestres, desde que vivam em um ambiente úmido. As minhocas e as sanguessugas são integrantes desse grupo.

Animais invertebrados: anelídeos - minhoca
Animais invertebrados: anelídeos – minhoca

Moluscos

Os moluscos possuem o corpo mole e podem ou não ter uma concha protegendo-o. As lesmas, os caracóis, as lulas e os polvos são alguns dos representantes dos moluscos.

Animais invertebrados: moluscos - polvo
Animais invertebrados: moluscos – polvo

Equinodermos

Os equinodermos possuem canais internos por onde a água circula. Esses canais são fundamentais para a alimentação e movimentação desse animal. As estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar e os pepinos-do-mar pertencem a esse grupo.

Animais invertebrados: equinodermos - estrela-do-mar
Animais invertebrados: equinodermos – estrela-do-mar

Artrópodes

Os artrópodes possuem um exoesqueleto revestindo seu corpo que limita seu crescimento, sendo necessário a realização da muda, nome dado a troca de esqueleto externo. Esses animais também possuem apêndices articulados em seu corpo. As borboletas, aranhas, escorpiões, lagartas são alguns dos representantes desse grupo, que é o maior dos animais.

Animais invertebrados: artrópodes - aranha
Animais invertebrados: artrópodes – aranha

Miriápodes

Os miriápodes são terrestres e possuem o corpo formado por um par de antenas, cabeça, tronco alongados, várias pernas e não têm mandíbula articulada. As centopeias e as lacraias fazem parte desse grupo.

Animais invertebrados: miriápodes - centopeia
Animais invertebrados: miriápodes – centopeia

Crustáceos

Os crustáceos podem ser vistos em superfícies terrestres, mas, geralmente, são animais aquáticos. Eles possuem corpo segmentado, 2 pares de antenas com função sensorial e de equilíbrio. Além disso, eles têm apêndices locomotores e mandíbula. Os caranguejos, camarões e os siris são alguns dos animais desse grupo.

Animais invertebrados: crustáceo - caranguejo
Animais invertebrados: crustáceo – caranguejo

Curiosidades

Os crustáceos representam a grande maioria dos animais do planeta.

Apesar da maioria dos invertebrados ser pequena, existem animais muito grandes como a lula gigante que pode ter até 18 metros.

A distância que o salto de uma pulga atinge pode ter até 200 vezes o tamanho de seu corpo.

Mapa mental

O conteúdo sobre animais invertebrados é bastante extenso e, por isso, a equipe do Ler e Aprender preparou um mapa mental para te ajudar a estudar!

Você pode colar ele em seu caderno e usar sempre que necessário!

Mapa mental - animais invertebrados
Mapa mental – animais invertebrados

Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF!

Veja também:

você pode gostar também