Civilizações pré-colombianas

Astecas, incas e maias, conheça a história dos povos que habitaram a América antes da chegada de Cristóvão Colombo

0

A história da América é dividida  em dois momentos. O primeiro é sobre a vida nativa no continente, antes de ser descoberto pelos europeus. Já o segundo é após esse descobrimento.

O continente americano foi descoberto por Cristóvão Colombo , em 1492. Dessa forma, o período que antecede esse momento é chamado de período Pré- Colombiano.

Além disso, um dos aspectos mais importante são as pessoas que viviam na América naquele tempo. Sendo assim, elas são denominadas civilizações pré-colombianas.

Civilizações pré-colombianas

Antes de Cristóvão Colombo, os Astecas, os Maias e os Incas foram as principais civilizações que cresceram na América.

Os incas ficavam localizados ao longo da linha dos Andes, na América do Sul. Atualmente, Chile, Equador e Peru ficam localizados nessa região.

Já os astecas e os maias ficavam numa região que era conhecida como Mesoamérica. Esse local fica entre o México e a Guatemala, na América Central.

Esses três povos foram um dos que mais  cresceram nessa época, por terem conseguindo desenvolver elementos que os tornaram “construtores de civilização”. Eles receberam essa denominação pelo fato de  dominarem metais.

Com esse domínio, astecas, maias e incas passaram a construir cidades e a desenvolver sistemas de irrigação modernos. Além do mais, esses povos ainda criaram um próprio sistema de escrita. A forma com a qual escreviam eram marcantes por serem compostas artisticamente.

Dos três povos, os maias eram os mais antigos . Dessa forma, o maior desenvolvimento deles aconteceu no século VII d.C, com construções de centros independentes. O declínio ocorreu por volta de XIII d.C.

Já os Astecas desenvolveram um império unificado e no século XIV d.C conseguiram chegar ao vale do México. Dessa forma, eles tiveram o império de maior poder dentre as civilizações pré-colombianas. Os astecas chegaram a ter mais de um milhão de pessoas em seus territórios.

Enquanto isso,os incas, que tinham Cuzco como capital, se desenvolveram no século XII d.C. Uma característica que se destaca no império inca, é o fato de as estradas terem uma conexão complexa e organizada de uma forma impressionante.

As três civilizações cultuavam o deus solar. Por isso, principalmente maias e astecas faziam sacrifícios humanos. No ato, prisioneiros de guerras eram decapitados e tinham os corações arrancados enquanto pulsava. Após a colonização, incas, astecas e mais começaram a desperecer gradualmente.

Veja a seguir algumas imagens do período pré-colombiano:

você pode gostar também