Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho

O meio ambiente envolve todos os ecossistemas do planeta e essa data foi instituída para que possamos conserva-lo!

0

O que é meio ambiente? O meio ambiente é o conjunto de todos os fatores bióticos e abióticos que existem no planeta Terra, que interagem entre si e dão origem aos mais diversos ecossistemas.

Sendo assim, o meio ambiente envolve tudo que nos cerca, todas as plantas, os animais – incluindo os humanos – a água, o solo, a vegetação, o clima e etc.

Preservação e conservação ambiental

A preservação e a conservação do meio ambiente são um dos temas abordados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s). Eles são termos diferentes, no entanto, muito confundidos.

Preservação ambiental

A preservação ambiental visa proteger o meio ambiente natural sem a intervenção humana. Preserva a fauna e a flora intocável, considerando apenas seu valor biológico e, nunca utilitário e econômico.

Sendo assim, a preservação ambiental é um ato cada vez mais raro nos dias atuais, já que o homem tem avançado sua exploração florestal.

Conservação ambiental

A conservação ambiental compreende o uso racional dos recursos naturais, através do manejo sustentável. Assim, ela permite que o homem esteja na natureza, mas prevê que ele não cause nenhuma desarmonia.

Quais são os 5 tipos de meio ambiente?

A classificação do meio ambiente é feita juridicamente pela Política Nacional do Meio Ambiente em cinco grupos:

  • Meio ambiente natural: se refere a natureza, a fauna e a flora, além dos recursos naturais como ar, solo e a água.
  • Meio ambiente artificial: corresponde as cidades e as áreas rurais, todos os lugares onde os cidadãos habitam. Inclui os aos prédios, as casas, espaços públicos e equipamentos de uso comum.
  • Meio ambiente cultural: compreende todo o patrimônio cultural da sociedade, esse nem sempre é um ambiente físico e palpável. Fazem parte dele as manifestações artísticas, a arqueologia, o turismo, arquitetura, etc.
  • Meio ambiente do trabalho: caracterizado pelos espaços onde os cidadãos ocupam para exercer sua atividade profissional. Preservar a integridade física e mental dos trabalhadores e cuidar do local de trabalho, é conservar esse meio ambiente.
  • Patrimônio genético: compreende todas as pesquisas que envolvem genética, como os transgênicos, células tronco, fertilizações in vitro, sequenciamento genético.

Porque o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Em 5 de junho de 1972 ocorreu em Estocolmo, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Durante essa conferência, foram discutidas maneiras de preservação ambiental e estabelecidos princípios para políticas ambientais em todo o mundo.

Foi durante a realização dessa conferência que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente. E a data escolhida para a comemoração foi a data da conferência, onde a mais de 100 países e muitas esferas políticas participavam e discutiam medidas de conservação ambiental.

Sendo assim, desde 1972, o dia 5 de junho é comemorado como Dia Mundial do Meio Ambiente, onde as atenções devem ser voltadas as soluções de problemas ambientais e importância da conservação de recursos naturais, que muitos consideram inesgotáveis, mas não são.

Qual é a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído para que todas as pessoas possam se ver como parte do meio ambiente em que vivem e pensar maneiras de conservá-lo sem causar desarmonia.

Esse dia é celebrado em escolas e instituições que promovem ações ambientais de conscientização da população. Geralmente essas instituições acolhem a semana do dia 5 de junho como a Semana do Meio Ambiente, e realizam oficinas de reciclagem, experiências de ciências e plantio de árvores nativas, por exemplo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente abre uma possibilidade de debater o assunto em todas as disciplinas e todos os locais em que vivemos, inclusive nossa casa, já que tudo é parte integrante do meio ambiente.

A conservação ambiental começa com simples atos como quando fechamos a torneira ao escovar os dentes, ao ensaboar durante o banho, quando reciclamos o lixo da nossa casa, não jogamos lixo na rua ou na natureza e etc.

Faça sua parte, comece conservando o meio ambiente a sua volta e tenha um feliz Dia Mundial do Meio Ambiente!

Veja também:

você pode gostar também