O que é CDB

CDB é uma forma de investimento. A modalidade está disponível em praticamente todas as instituições financeiras, por isso, é muito procurada.

0

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma opção de investimento em renda fixa. Ele está disponível na maioria dos bancos e por essa comodidade, é a primeira opção para os que desejam migar o dinheiro da poupança para algo mais rentável.

É importante que o investidor saiba que o CDI segue próximo a Taxa Selic, que são os juros básicos da economia definidos pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Existem diferentes tipos de CDB, considerando variados vencimentos, rendimentos, aportes mínimos e prazos de carência.

Quando se fala apenas na valorização de título, pode-se citar o prefixado (remuneração fixa), pós-fixado (valores variam de acordo com os rendimentos) e híbrido (uma fixa e uma variável, atrelado à inflação).

Como investir no CDB

Não é complicado investir no CDB. Primeiro, é necessário abrir uma conta em corretora ou banco de investimentos. Depois, será preciso obter mais informações sobre os títulos, descobrir qual o mais adequado e fazer a primeira aplicação.

Vale destacar que o CDB varia de acordo com a instituição. Além disso, as melhores taxas costumam ser oferecidas por títulos de maior prazo.

O investidor, além de avaliar os juros oferecidos, precisa ficar atento ao Imposto de Renda, quanto maior o tempo de aplicação, menor a alíquota.

Prazo de aplicação 

Existe uma importante diferença entre a poupança e o CDB. Ambos possuem prazo diferentes, seja carência, ou de investimento. Dessa forma, não é tão simples resgatar o dinheiro quanto na caderneta, logo, a liquidez pode não ser tão grande.

Com isso, é importante estar atento a esses tipos de detalhes, fazendo planejamento financeiro detalhado.

Investimento mínimo 

Em grandes bancos, é possível encontrar CBDs com pequenos valores mínimos. Dependendo da instituição, essa quantia consiste em R$ 500,00, sendo que o rendimento também costuma ser menor.

Nas plataformas de investimento e nas corretoras é mais simples encontrar opções com melhores remunerações. Isso acontece por conta da reunião dos CDBs emitidos por instituições de vários portes.

Dessa forma, é possível que os investidores tenham alternativas diversificadas na hora de investir.

Veja também:

você pode gostar também