O que é CEO

Muitos sonham em ser CEO porque querem ser ricos e poderosos, mas não entendem a complexidade do cargo.

0

Quando se analisa a lista das pessoas mais ricas do mundo, um dos fatos em comum é que a maioria delas é CEO de uma grande empresa. Por isso, o cargo de CEO é um sonho para muitas pessoas, já que está ligado a sensação de riqueza e poder, mas nem sempre essa atribuição é totalmente compreendida.

O que é CEO

CEO é a sigla para Chief Executive Officer, termo em inglês para o cargo de diretor executivo. Dentro de uma empresa, o CEO é a pessoa com maior autoridade, sendo o responsável pelas estratégias, pela visão da empresa e por manter a empresa dentro dos valores.

Geralmente, essa função só ganha mais destaque em organizações multinacionais, já que o diretor geral concentra essas e outras responsabilidades em empresas de menor porte. Além disso, o CEO ganha essa posição por ser o fundador da empresa ou por ter habilidades técnicas ou reconhecimento no mercado para lidar com o cargo.

Por ser o líder da empresa, o CEO é responsável por vários setores e, principalmente, por unir esses setores em torno de um só propósito. Outra função do CEO é cuidar para que as metas sejam implementadas e cumpridas em todos os níveis da empresa.

Devido a essas atribuições, quase sempre o CEO se torna a pessoa mais famosa da empresa, já que ele reúne todo os valores da companhia em torno de si. Mesmo assim, o CEO é supervisionado pelo conselho de administração, que concentra os principais investidores da empresa.

CEO, CFO e COO

Quanto maior a empresa, mais líderes dedicados a setores específicos ela precisa. Assim, surgem diversos tipos de chefes, sendo os mais comuns o CFO e o COO. Dentro da hierarquia empresarial, essas duas funções estão abaixo do CEO, mas todas essas funções são dependentes umas das outras.

Em português, a sigla CFO pode ser traduzida para diretor financeiro, ou seja, a pessoa que monitora o fluxo de caixa e o andamento do orçamento. Sendo assim, o CFO tem a função de pensar de curto a longo prazo para garantir que a empresa se mantenha financeiramente dentro do seu planejamento estratégico.

COO é o cargo de diretor de operações. Esse profissional tem como função acompanhar as rotinas operacionais da empresa e garantir a eficiência e a produtividade da área comercial. Para isso, o COO precisa estar em contato com a produção ou prestação de serviço para assegurar que tudo seja feito com qualidade.

As funções de CFO e COO estão extremamente ligadas, já que a parte financeira é resultado das operações e vice-versa. Em relação ao CEO, esses dois profissionais são auxiliares a sua função, pois as análises desses dois setores pode influenciar no trabalho do CEO.

Veja mais:

você pode gostar também