O que é política

Política se refere à vida em sociedade, com o objetivo de promover o bem de todos e ainda a administração do patrimônio público.

0

A palavra política, originada do grego polis, que significa cidade, se refere à capacidade do homem de criar diretrizes com o objetivo de organizar o modo de vida.

O conceito está ligado à vida em sociedade, no sentido de fazer com que cada pessoa consiga expressar as suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos. Dessa forma, a política surgiu para garantir a estabilidade social.

Política ainda faz menção a tudo que está vinculado ao Estado, governo e administração pública. O objetivo final é administrar o patrimônio público, além de também promover o bem de todos.

Origem da política 

Normalmente, a origem da política é denominada aos gregos e aos romanos.  Com a obra de Aristóteles, Política, é possível conferir a existência de relações de poder e autoridade em antigas civilizações.

Apesar disso, de fato, é possível concluir que os romanos desenvolveram características no sentido político.

Políticas Públicas

As políticas públicas são ações realizadas pelo governo, com o objetivo de trazer melhorias para a vida dos cidadãos. Elas podem ser realizadas em diferentes áreas de atuação, como habitação, saúde, saneamento, entre outros.

Dessa forma, se o governo de uma cidade criar uma lei específica para o trânsito ou permitir que determinado grupo pague apenas 50% no transporte público, por exemplo, essas são ações de políticas públicas.

Partidos políticos

A partir da Revolução Industrial, as sociedades passaram a ser mais complexas. Anteriormente, a política era decidida apenas por um pequeno grupo de pessoas que pertenciam a uma mesma classe social, a aristocracia.

Com o processo de industrialização, iniciou-se o êxodo rural, em que as pessoas saíram do campo e se mudaram para as cidades. Nesse cenário, surgiram dois novos personagens, os burgueses e os operários.

No período, por conta das condições de trabalho nas fábricas, os operários começaram a se organizar em sindicatos para reivindicar melhores condições de trabalho.

Os diferentes ideais fizeram com que os cidadãos começassem a ter um amplo leque de opiniões, surgindo, então, os diversos partidos políticos.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário