O que é socialismo

O socialismo é uma doutrina política e econômica baseada na igualdade, sendo uma etapa para o comunismo e uma teoria contrária ao capitalismo.

0
O socialismo é uma doutrina política e econômica baseada na igualdade, essa teoria propõe a propriedade coletiva dos meios de produção e dos bens. Existem diversos tipos de socialismo, além do conhecido modelo criado por Karl Marx.

Os primeiros pensamentos socialistas surgiram surgiram entre os séculos XVIII e XIX, no contexto da Revolução Industrial e da consolidação do capitalismo. Nesse período, com o crescimento das indústrias, os trabalhadores exerciam suas funções em péssimas condições. Assim, surgiu a necessidade de um regime político sem desigualdade social.

De acordo com as ideias socialistas, o poder deveria ser centralizado no Estado, que seria o dono de todas as indústrias e meios de produção. Dessa forma, todos seriam funcionários do Estado, recebendo salários iguais, o que eliminaria as diferenças sociais.

Portanto, o socialismo é um sistema econômico contrário ao capitalismo, que tem a propriedade privada e a obtenção de lucro como bases.

Por outro lado, segundo as teorias marxistas, o socialismo é uma etapa para se atingir o comunismo, um sistema sem Estado, em que os trabalhadores dominam os meios de produção e os bens de consumo.

Correntes do socialismo

Na teoria socialista, existem diversos pensadores com as mais variadas ideias. Por isso, existem algumas correntes do socialismo.

Socialismo utópico

Como a palavra “utópico” sugere, essa corrente é considerada a mais idealista por suas condições específicas para aplicação na sociedade. Os pensadores dessa corrente acreditam no estabelecimento de um sistema socialista de modo pacífico, sendo contra o individualismo e a competição.

Socialismo científico

Também chamado de marxismo, essa corrente defende que a participação dos trabalhados é essencial para a implantação do socialismo. A principal característica do socialismo científico é a defesa dessa reforma dos trabalhadores por meio da luta de classes. Em resumo, a luta de classes é a tensão e o conflito entre os trabalhadores (proletários) e os donos dos meios de produção (burgueses) em busca dos seus próprios interesses.

Socialismo real

Por último, está o modelo de socialismo que foi aplicado em vários países, como na União Soviética. Na realidade, diversas características do socialismo foram adaptadas, como a centralização do poder em somente um partido de orientação socialista. Atualmente, Cuba e China, entre alguns outros países, adotam princípios socialistas, mas com influência de características do capitalismo na economia.

Veja também:

você pode gostar também