O que vem depois da idade média?

Saiba quais foram os outros períodos históricos que vieram após a idade média e como eles funcionaram

0

A idade média durou quase mil anos, de 476 a 1453. Esse período ficou marcado pela dominação cristã. Contudo foi evidenciado também pelos embates entre arte, literatura e filosofia, que colaboraram  com as discussões de ideia nessa época.

Essa fase da história teve alguns momentos específicos. Foram eles a Alta Idade Média, o Feudalismo, a Baixa Idade Média, a Cultura Medieval e a Formação de Monarquias Nacionais.

Mas e o que vem depois da idade média?

A Idade Moderna: esse período da história foi de 1453 a 1789 e chegou ao fim com a Revolução Francesa. Foi nesse meio tempo que muitos países do continente europeu começou as navegações com destino à América e à África.

É importante ressaltar que foi nessa fase da história que o Brasil foi descoberto e que a escravidão no país começou. Os países da Europa se sentiram cada  vez mais poderosos com uma hegemonia baseada na escravatura e na exploração.

A  monarquia, era a forma de governo em vigor na época. Um regime hereditário em que o chefe de Estado se mantinha no poder até morrer.

Somente em 1789 , 336 após o início da Idade Moderna, ela chegou ao fim, com o começo da Revolução Francesa. Essa revolução levou uma nova política para as civilizações.

A idade contemporânea: Iniciou com a Revolução Francesa e chega aos dias atuais.  Até então, é marcada pelo nascimento do sistema capitalista e também da revolução das tecnologias. Além de uma série de outros acontecimentos.

É importante observar que a História não segue uma cronologia exata. Alguns períodos serão maiores e outros menores. Não é o tempo que define os fatos históricos.

O que realmente demarca os períodos são as vivências e mudanças que o ser humano tem em cada momento. Além disso, o fim de uma época e o começo de outra funciona como uma transição. No entanto, isso não significa um momento de transformação imediata.

Essa divisão por tempo é mais para que se possa ter uma referência e uma melhor compreensão na hora de estudar os fatos.

você pode gostar também