Ponto de fusão

Ponto de fusão representa a temperatura em que uma substância muda de estado físico, continue lendo para entender melhor!

0

O ponto de fusão representa a temperatura, em uma determinada pressão atmosférica, que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido.

O valor do ponto de fusão é único para cada substância. No entanto, quanto maior for a pressão atmosférica, maior será a temperatura do ponto de fusão.

Como ocorre a fusão de uma substância?

Quando uma substância recebe calor, sua temperatura aumenta e o volume se expande, pois as moléculas se agitam dentro dela.

A partir do momento que essa substância atinge a temperatura do seu ponto de fusão, a agitação das moléculas é tão grande que rompe ligações entre os átomos.

Com o rompimento dessas ligações, se a substância continuar recebendo calor para manter a temperatura, ela começará a mudar de estado físico e deixará de ser sólida para se tornar líquida.

Enquanto a fusão estiver acontecendo, ou seja, enquanto houver substância tanto no estado sólido quanto no estado líquido, a temperatura dela se manterá constante, pois o calor recebido é usado apenas para a fusão.

Ponto de fusão da água

A água muda seu estado físico de sólido para líquido à temperatura de 0°C sob pressão de 1 atm. Isso quer dizer que o ponto de fusão da água é 0°C.

Os valores só se mantêm constantes porque são característicos de substâncias puras, se acrescentarmos açúcar ou sal na água, o ponto de fusão mudará, mesmo que esteja sob pressão de 1 atm.

Temperatura de fusão do gelo
Pedras de gelo em processo de fusão

Veja também:

você pode gostar também