Quem foi Alexandre, o Grande?
Alexandre, o Grande, foi um dos mais importantes militares do mundo antigo. Ele teve um exército poderoso, formados por seis batalhões.
Alexandre III Magno, ou Alexandre, o Grande, nasceu entre 20 e 30 de julho de 356 a.C, na região de Pella, na Babilônia. Ele foi conquistador do Império Persa, além de um dos mais importantes militares do mundo antigo.
O grande filósofo, Aristóteles, foi seu tutor na sua infância, e ensinou-lhe literatura e retórica, assim como também o estimulou pelo interesse na medicina, ciências e filosofia.
Seu pai, Felipe II, foi assassinado. Com isso, Alexandre subiu ao trono da Macedônia. Ele se destacou pelo seu brilhantismo e pela rapidez em que percorria grandes territórios.
Como político, ele elaborou planos grandiosos. De acordo com estudiosos, Alexandre desejava unir o Oriente e o Ocidente em apenas um império.
O império de Alexandre
O imperador buscou inserir elementos asiáticos na sua forma de governar. Muitos conflitos foram gerados, já que os gregos e os macedônicos não concordavam.
Com essa fusão de elementos, originou-se a cultura helenística, e para consolidar o poder, Alexandre se casou com três princesas locais.
Grande parte dos governantes regionais foram mantidos, mas de forma supervisionada. Cada grupo tinha uma pessoa responsável pelas finanças, que deveria prestar contas à Babilônia.
Exército de Alexandre
Alexandre teve um exército poderoso. Os soldados eram formados em filas de seis, cada uma somava cerca de nove mil homens. Estes eram divididos em seis batalhões, cada uma formando grandes parede de lanças.
A cavalaria era uma das partes mais experientes, que reunia soldados com diversas gerações de lutas. Além disso, haviam batalhões de arqueiros e lançadores de azagais (lanças de arremesso).
Também existiam grupos especiais, que eram formados por engenheiros científicos, cartógrafos e engenheiros que tinham a capacidade de construir máquinas que enfrentavam qualquer tipo de obstáculo.
Morte de Alexandre, o Grande
Alexandre morreu aos 32 anos. Seus filhos ainda eram pequenos, então o império se dividiu entre os principais generais.
A causa da morte é desconhecida. Alguns historiadores acreditam que ele tenha sido envenenado por um inimigo, enquanto outros pensam que ele contraiu malária durante a viagem para a Babilônia.
Veja também:
- Exercícios sobre o Feudalismo
- Período Arcaico da Grécia Antiga
- Hebreus – Antiguidade oriental
- Idade Antiga