Quem foi Che Guevara?

Che Guevara foi um dos líderes da Revolução Cubana. Em parceria com os irmãos Castro, ele lutou contra a ditadura de Fulgêncio Batista.

0

Ernesto Guevara de La Serna, conhecido popularmente como Che Guevara, foi um dos principais líderes da Revolução Cubana. Ele se uniu aos irmãos Castro para a derrubada do ditador da Cuba, Fulgêncio Batista.

O guerrilheiro começou a estudar medicina na Universidade de Buenos Aires. Porém, ele tinha um intenso desejo por aventuras. Então, com uma bicicleta motorizada, ele interrompeu os estudos e viajou sozinho por seis semanas.

Mesmo concluindo o curso, ele não deixou suas aventuras de lado. Guevara viajou por toda a América Latina e percebeu o quanto os territórios eram desiguais.

Guevara e a Revolução Cubana

Che Guevara, Fidel e Raul Castro estava exilados no México depois do golpe de estado de Fulgêncio Batista.  Depois de aprender técnicas de guerrilha, o líder se integrou no Movimento Nacional Revolucionário e desembarcou na Cuba em 1956.

No primeiro confronto, muitos guerrilheiros morreram. Os que permaneceram vivos se refugiaram na serra Maestra. Até que em 1959, Guevara e os irmãos Castro ocuparam Havana, onde foram saudados pela população.

Houveram diversas mudanças no país e Che Guevara foi nomeado o diretor do Instituto Nacional de Reforma Agrária, depois presidente do Banco Nacional e por fim, Ministro da Indústria.

Outras revoluções 

Os ideais de Che Guevara fizeram a economia da Cuba entrar em colapso. Então, por conta de divergências com os irmãos Castro, ele deixou o país e decidiu auxiliar outras revoluções.

Na África, ele foi lutar contra a ditadura do General Mobutu. Porém, o povo não via sentido em lutar até a morte, como teria sido proposto pro Guevara.

Depois disso, ele seguiu para a Bolívia, onde lutou com o objetivo de unificar toda a América Latina com a bandeira socialista. Ele também não teve muito apoio da população boliviana.

Morte de Guevara

No dia 8 de outubro de 1967, Che Guevara foi capturado na Bolívia. No dia seguinte, ele foi morto a tiros. 30 anos mais tarde, seu corpo foi encontrado em uma vala comum. Depois, foi sepultado em Santa Clara, no Mausoléu Guevara.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário