Sistema Reprodutor Masculino

Vamos conhecer como funciona o sistema reprodutor masculinos? Continue lendo!

0

O sistema reprodutor masculino é formado tanto por órgãos internos quanto externos. Durante o desenvolvimento dos homens, os órgãos do sistema reprodutor amadurecem também.

A puberdade é o momento que as células sexuais estão prontas para completar seu desenvolvimento e formar gametas viáveis para produzir um novo indivíduo.

Qual a função do sistema reprodutor masculino?

O sistema reprodutor masculino é o responsável por produzir os gametas masculinos, chamados espermatozoides e, transportá-los até o óvulo para a reprodução humana.

Ele também é o sistema que produz a testosterona, um hormônio importante para a reprodução e responsável por características secundárias nos homens, como o desenvolvimento de barba, pelos pelo corpo e engrossamento das cordas vocais, o que causa mudanças na voz.

Quais são as estruturas que formam o sistema reprodutor masculino?

Os órgãos que formam o sistema reprodutor masculino são:

Testículos

Os testículos são duas glândulas ovais situadas dentro da bolsa escrotal. Eles são responsáveis pela produção dos espermatozoides, num processo chamado de espermatogênese.

Além disso, os testículos produzem diversos hormônios, entre eles a testosterona.

Epidídimo

O epidídimo são canais alongados situados acima dos testículos. Eles são responsáveis pelo armazenamento dos espermatozoides.

Canais deferentes

Os canais deferentes são tubos finos e longos que saem dos epidídimos, passam pelas virilhas, seguem pela cavidade abdominal, circunda a base da bexiga e termina em uma ampola, que recebe o líquido seminal.

Vesícula seminal

A vesícula seminal é formada por duas bolsas que ficam atrás da bexiga. Ela é responsável por produzir o líquido seminal, uma secreção espessa e leitosa que é capaz de neutralizar o pH da urina para proteger os espermatozoides

Próstata

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, responsável pela produção do líquido prostático, que juntamente com o líquido seminal e os espermatozoides formam o sêmen.

Uretra

A uretra é um canal comum tanto ao sistema urinário quanto ao sistema reprodutor. Ela liga a bexiga, percorre o pênis e termina na glande, por onde libera a urina e o sêmen para o exterior do corpo.

Essas duas secreções não são liberadas ao mesmo tempo, a musculatura da bexiga impede que isso ocorra.

Pênis

O pênis é um órgão musculoso e erétil, que promove a ereção do órgão durante a relação sexual. Ele é o responsável por eliminar a urina e o sêmen para o exterior do corpo.

Anatomia do sistema reprodutor masculino

Anatomia do sistema reprodutor masculino
Anatomia do sistema reprodutor masculino
Veja também:
você pode gostar também