Sistema Urinário

O sistema urinário é formado por quatro órgãos: os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra.

0
O sistema urinário é formado por quatro órgãos: os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra. Ele é o responsável por retirar do nosso corpo substâncias indesejadas ou que estão em excesso no nosso corpo através da urina.
  • Rins: responsáveis por filtrar o sangue e eliminar substâncias ruins pela urina.
  • Ureter: conduzir a urina até a bexiga
  • Bexiga: armazena a urina até o momento da liberação
  • Uretra: coloca a urina para fora do corpo
Sistema urinário humano
Sistema urinário humano

Como funcionam os rins?

Nós temos dois rins e eles são verdadeiros filtros de toxinas (substâncias maléficas) no nosso corpo. Eles estão localizados no abdômen,  abaixo dos pulmões, um de cada lado da coluna vertebral.

Rins no corpo humano
Rins no corpo humano

O tamanho de cada rim se aproxima com o da sua mão fechada, pesa em torno de 150 gramas e tem o formato de feijão. O rim direito está um pouco abaixo e tem o tamanho um pouco menor do que o rim esquerdo

O sangue do nosso corpo é filtrado muitas vezes ao dia, ele chega aos rins pela artéria renal, as toxinas são eliminadas na forma de urina e o sangue retorna filtrado ao coração.

Quanto mais água em nosso corpo, mais diluída a urina irá ficar e, consequentemente, a concentração de toxinas. É por isso que quanto mais você bebe água a sua urina fica clara e sem cheiro, sendo mais fácil a liberação das toxinas.

O cheiro da urina é causado pelo acumulo das substâncias como a ureia, por exemplo.

Doenças renais

Você sabia que é possível que um ser humano viva com apenas um rim? Não é o ideal, mas pode acontecer em algumas situações.

Se os dois rins pararem de desempenhar seu papel corretamente essa pessoa passará a ter uma enfermidade renal. Essas doenças são muito sérias já que sem a filtragem do sangue, as substâncias nocivas se acumulam no corpo.

Quando isso acontece é necessário que essa pessoa seja submetida a uma filtragem artificial do sangue chamada de diálise ou até mesmo a um transplante renal.

Diálise
Diálise

Também devemos ter cuidados com a higiene e para não segurar a urina na bexiga. Como ela está repleta de substâncias indesejadas para nosso corpo, podem causar infecções que são muito dolorosas, as infecções urinárias ou infecções de urina.

Como a eliminação de sais é feita pelos rins, a hipertensão arterial também pode ser causada por problemas renais.

Curiosidades

As doenças renais são congênitas, ou seja, são repassadas de pais para filhos. Isso quer dizer que se alguém da sua família já teve um problema renal você também terá? Não!

Mas, se alguém da sua família tem ou já teve problemas renais, você tem uma uma possibilidade maior a ter também.

Por via das dúvidas, é melhor sempre tomar bastante água, praticar exercícios e se alimentar corretamente para se manter saudável.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário