Embriologia – Desenvolvimento embrionário
A embriologia estuda o desenvolvimento do embrião desde a fecundação até o nascimento!
A embriologia relaciona diversas áreas da biologia como a citologia, a histologia, a genética, a zoologia, a botânica e etc.
- Embriologia humana: desenvolvimento de embriões humanos.
- Embriologia comparada: desenvolvimento embrionário de muitas espécies de animais.
- Embriologia vegetal: desenvolvimento embrionário para formação de novas plantas.
Fecundação – Formação do zigoto
A fecundação humana ocorre através do ato sexual quando os gametas masculinos, chamados de espermatozoides, são colocados no interior do corpo feminino e encontram o gameta feminino, que está na fase de ovócito secundário.
A fecundação ocorre no momento da fusão de dois gametas haploides que dão origem a uma célula diploide chamada de zigoto ou célula-ovo que irá se desenvolver no novo indivíduo.
Clivagens do zigoto
Segmentação
A segmentação do zigoto é a etapa em que acontecem as primeiras clivagens, ou seja, as primeiras divisões que darão origem ao embrião pluricelular.
A segmentação ocorre quando o zigoto está em fase de blastocisto e ainda não se fixou na parede do útero. Essa etapa demora, aproximadamente, uma semana para se completar.
Gastrulação
Durante a gastrulação o embrião aumenta muito em número de células e também em volume. Aqui também são formados os folhetos embrionários: o ectoderma, o mesoderma e o endoderma.
Organogênese
A organogênese é a formação de os órgãos através da organização de tecidos, juntos os órgãos formam os sistemas do corpo humano. A organogênese começa a acontecer na terceira semana de desenvolvimento embrionário.
Os órgãos do sistema nervoso são os primeiros a surgirem durante a embriologia, eles são provenientes do folheto embrionário ectoderma e coordenam a formação de todos os outros sistemas.
A formação de todos os órgãos humanos demora 9 meses para ocorrer, ou seja, somente 9 meses após a fecundação o feto está pronto para nascer.
Veja também: