Exercícios sobre frações e porcentagens para o 6º ano

Confira uma lista de exercícios resolvidos, passo a passo, com questões envolvendo frações e porcentagens para alunos do 6° ano.

Toda porcentagem corresponde a uma fração de denominador igual a 100. Dessa forma, muitos problemas envolvendo porcentagens pode resolvidos a partir de operações com frações, ou vice-versa.

Confira, a seguir, uma lista de exercícios sobre frações e porcentagens para alunos do 6° ano do ensino fundamental. Todas as questões são resolvidas!

Lista de exercícios – Frações e porcentagens – 6° ano


Exercício 1. Escreva cada porcentagem em forma de fração:

a) 1%

b) 3%

c) 15%

d) 29%

e) 87%


Exercício 2. Escreva cada fração em forma de porcentagem:

a) \frac{9}{100}

b) \frac{36}{100}

c) \frac{5}{10}

d) \frac{1}{4}

e) \frac{12}{25}


Exercício 3. Em um dia de chuva, metade dos alunos faltaram à aula. Escreva a fração e a porcentagem de alunos que faltaram.


Exercício 4. A que quantia de dinheiro corresponde:

a) 20% de 180 reais.

b) 39% de 24.000 reais.

c) 80% de 12800 reais.


Exercício 5. A que quantidade de pessoas corresponde:

a) 25% de 10.000 pessoas

b) 99% de 500 pessoas.

c) 1% de 7200 pessoas.


Gabarito

Respostas do exercício 1

Para escrever uma porcentagem como fração, basta escrever a porcentagem (sem o símbolo %) no numerador e o número 100 no denominador.

a) 1% = \frac{1}{100}

b) 3% = \frac{3}{100}

c) 15% = \frac{15}{100}

d) 29% = \frac{29}{100}

e) 87% = \frac{87}{100}

Respostas do exercício 2

Para escrever uma fração como porcentagem, vamos considerar duas situações:

  1. se o denominador for igual a 100, basta escrever o número do numerador e acrescentar o símbolo de porcentagem (%).
  2. Se o denominador for diferente de 100, mas for um divisor de 100, ou seja: 2, 4, 5, 10, 20, 25 ou 50, então, multiplicamos numerador e denominador por um mesmo número, de forma a obter 100 no denominador.

a) \frac{9}{100} = 9%

b) \frac{36}{100} = 36%

c) \frac{5}{10} = \frac{5 \times 10}{10 \times 10} = \frac{50}{100} = 50%

d) \frac{1}{4} = \frac{1 \times 25}{4 \times 25} = \frac{25}{100} = 25%

e) \frac{12}{25} = \frac{12 \times 4}{25 \times 4} = \frac{36}{100} = 36%

Respostas do exercício 3

Todos os alunos da sala representam um inteiro ou 100%.

Assim, metade corresponde a uma parte do um inteiro dividido em duas partes iguais, ou seja, \frac{1}{2}.

E sem precisar fazer cálculos, podemos dizer que metade dos alunos corresponde a 50%.

Respostas do exercício 4

a) 20% = \frac{20}{100} = \frac{1}{5}

Então, saber quanto é 20% de 180 é o mesmo que saber quanto é \frac{1}{5} de 180.

\frac{1}{5} \times 180 = \frac{180}{5} = 36

Portanto, 20% de 180  reais é igual a 36 reais.

b) 39% = \frac{39}{100}

Então, para saber quanto é 39% de 24.000 reais, basta multiplicar \frac{39}{100} por 24000.

\frac{39}{100} \times 24000 = 39 \times 240 = 9360

Portanto, 39% de 24.000 reais é igual a 9360 reais.

c) 80% = \frac{80}{100}

Então, para saber quanto é 80% de 12800 reais, basta multiplicar \frac{80}{100} por 12800.

\frac{80}{100}\times 12800 = 80 \times 128= 10240

Portanto, 80% de 12800 reais é igual a 10240 reais.

 

Respostas do exercício 5

a) 25% = \frac{25}{100} = \frac{1}{4}

Então, para sabre quanto é 25% de 10.000 pessoas, basta multiplicar \frac{1}{4} por 10000.

\frac{1}{4}\times 10000 = \frac{10000}{4} = 2500

Portanto,  25% de 10.000 pessoas é igual a 2500 pessoas.

b) 99% = \frac{99}{100}

Então, para saber quanto é 99% de 500 pessoas, basta multiplicar \frac{99}{100} por 500.

\frac{99}{100} \times 500 = 99 \times 5 = 495

Portanto, 99% de 500 pessoas é igual a 495 pessoas.

c) 1% = \frac{1}{100}

Então para saber quanto é 1% de 7200 pessoas, basta multiplicar \frac{1}{100} por 7200.

\frac{1}{100} \times 7200 = 1 \times 72 = 72

Portanto, 1% de 7200 pessoas é igual a 72 pessoas.

Para baixar essa lista em PDF, clique aqui!

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