O que foi o Iluminismo?
O Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa durante o século XVIII.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa, durante o século XVIII. Os filósofos iluministas defendiam que sua época, era privilegiada por valorizar o uso da razão.
O principal objetivo dos pensadores dessa fase era fazer com que a sociedade europeia se tornasse mais justa e racional. Por isso, eles criticavam duramente as práticas adotadas pelos reis absolutistas.
Os princípios defendidos pelos iluministas inspiraram movimentos em diversas regiões do mundo, tais como a Revolução Americana e Revolução Francesa.
No Brasil, podemos citar a Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.
Resumo
Os filósofos iluministas acreditavam que o século XVIII foi marcado pelo auge da maturidade intelectual e racional do ser humano.
A palavra ideal para definir o Iluminismo, é razão. Pois ela é considerada a principal ferramenta que faz o homem lidar com a natureza e a sociedade. Para os pensadores iluministas, o racionalismo possuía um valor insubstituível.
Segundo eles, o Iluminismo era um conjunto de ideais que se opunha ao pensamento religioso, tão valorizado pela sociedade medieval.
A razão assumia um papel contrário ao pensamento religioso, luz (razão) versus trevas (religião).
Os filósofos iluministas foram os responsáveis por criar o conceito de Idade das Trevas, por defenderem que este havia sido um período improdutivo para a sociedade.
Os séculos XVII e XVIII foram caracterizados pelo predomínio da razão em oposição à religião, fato que possibilitou lançar as bases para as mudanças que fundamentariam o mundo contemporâneo.
O Iluminismo foi o responsável por conduzir o mundo para um processo de laicização, isto é, novas formas de organizações que não contariam com o predomínio da religião.
Por isso, o século XVIII é chamado de Século das Luzes, pois iluminou a mente da sociedade com o uso da razão, deixando a religião de lado.
Características
Vejamos as principais características do Iluminismo:
- Valorização e uso da razão;
- Crítica ao autoritarismo;
- Liberdade política e econômica;
- Crítica à autoridade religiosa;
- Uso da ciência para problematizar as doutrinas religiosas.
Saiba mais em: