Os anabolizantes são drogas esteroides que repõem testosterona, o hormônio que é responsável pelas características masculinas.
O aumento de testosterona atua no crescimento celular, principalmente dos tecidos muscular e ósseo.
O uso de anabolizantes deveria ser feito apenas em casos de déficit desse hormônio por deficiência na produção ou envelhecimento.
Entretanto, muitas pessoas utilizam os esteroides anabolizantes como uma forma de obter um corpo musculoso em pouco tempo.
O uso dessas drogas com funções estéticas pode ser perigoso pois pode sobrecarregar o fígado e os rins, além de causar muitas outras reações adversas.
Efeitos adversos do uso de anabolizantes
- Desenvolvimento de mamas nos homens e redução dos seios nas mulheres.
- Calvície.
- Engrossamento da voz das mulheres.
- Impotência sexual e redução de fertilidade masculina.
- Crescimento de pelos em todo corpo, inclusive no rosto.
- Desregulação do ciclo menstrual.
- Acne severa.
- Retenção de líquidos.
- Tremores.
- Aumento da pressão sanguínea.
- Surgimento de tumores.
- Alteração do colesterol e da coagulação sanguínea.
- Comportamentos violentos.
Uso de anabolizantes por atletas
Os esteroides anabolizantes foram criados com fins terapêuticos para serem usados em casos de problemas na produção natural de testosterona que podem causar atrofia muscular, câncer de mama, entre outras doenças.
No entanto, o uso de anabolizantes como melhora de desempenho esportivo e aspecto físico tem crescido cada vez mais entre esportistas.
Como o uso dessas drogas pode aumentar a performance dos atletas, os anabolizantes passaram a ser considerados doping pela Agência Mundial Antidoping.
O primeiro registro de doping pelo uso de anabolizantes ocorreu em 1960, numa competição de fisiculturismo em que o atleta Fres Ortiz apresentou massa muscular muito mais desenvolvida que os outros participantes e chamou muito a atenção.
Uso de anabolizantes em academias
Atualmente, o uso dessas substâncias vem crescendo entre os frequentadores de academias, sem nenhuma prescrição médica, causando preocupação nas autoridades de saúde.
É importante saber que o uso dessas substâncias com efeitos estéticos pode causa insuficiência cardíaca, tromboses, infartos, intoxicações, tumores, acne, aumento de colesterol e pressão arterial.
Além disso, os anabolizantes também podem causar infertilidade e problemas comportamentais e variações de humor.
Veja também: