Você sabia que provavelmente existem por volta de 200 espécies diferentes de cameleões? Dentre elas, já conhecemos 80.
Segundo a lista da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), muitas espécies de camaleões estão ameaçadas de extinção.
Os camaleões são os répteis conhecidos por sua capacidade de mudar de cor e se camuflar no ambiente. Eles são encontrados principalmente na África e Ásia, mas também podem estar em alguns lugares da Europa.
Alimentação
A alimentação dos camaleões pode ser muito variada e, é importante ressaltar a língua com uma ponta com saliva grudenta e rápida habilidade para capturar suas presas. Essa língua é chamada de protrátil e pode atingir quase 1 metro quando colocada para fora.
Outra característica importante são os olhos que se movem independentes e com capacidade de enxergar em 360 graus.
Habitat
Esses animais têm hábito solitário e diurno, vivem em cima de árvores e, normalmente, eles só descem em algumas ocasiões como mudar de árvore, para o acasalamento e para colocar os ovos.
Reprodução
Eles são ovíparos, o período de incubação desses ovos pode durar até um ano.
Camuflagem
Apesar de serem animais lentos para se locomover, os camaleões possuem a capacidade de mudar de cor e se camuflar no meio ambiente, fazendo com que seus principais predadores, as cobras, aves e outras espécies de camaleão, não o vejam.
Eles mudam de cor para se camuflar no ambiente +mas também como comunicação e controle de temperatura do corpo.
Essa mudança só é possível por causa de uma célula com pigmentos chamados cromatóforos. A mudança da cor acontece por causa dos hormônios que são liberados em uma região do encéfalo desse réptil.
Veja também: