Algas

As algas são organismos eucariontes, autótrofos fotossintetizantes e classificados no Reino Protista.

As algas são organismos eucariontes, autótrofos fotossintetizantes e classificados no Reino Protista. Elas são organismos importantes para o abastecimento de oxigênio da biosfera.

Elas podem ser encontradas em ambientes terrestres úmidos, mas é no ambiente aquático (dulcícola ou marinho) que elas são mais abundantes.

Importância das algas

Elas tem grande importância ecológica pois como são autótrofas fotossintetizantes elas abastecem os ecossistemas de alimento e oxigênio. Os cientistas dizem que elas são responsáveis por mais da metade da fotossíntese mundial.

Também são fontes de várias substâncias usadas na indústria alimentar, cosmética e farmacêutica. Muitas algas são utilizadas na alimentação, como na culinária japonesa, por exemplo.

Reprodução das algas

As algas podem se reproduzir assexuadamente por divisão binária, onde uma célula dá origem a duas novas, ou por zoosporia.

A principal forma de reprodução sexuada é a conjugação, onde ocorre o pareamento de dois indivíduos que passam um pro outro células inteiras, esse tipo de reprodução contribui para a variabilidade genética.

Classificação das algas

Algas verdes ou clorofíceas: possuem quase 20 mil espécies conhecidas que podem ser unicelulares, coloniais ou pluricelulares. Têm clorofila e vivem tanto na água doce como salgada, podem fazer associação com fungos formando os líquens e viver em árvores e até na neve.

Clorofíceas unicelulares
Clorofíceas – algas pluricelulares

Algas pardas ou feofíceas: são as maiores algas conhecidas, faz reserva de um carboidrato chamado laminarina e são marinhas.

Feofíceas

Algas vermelhas ou rodofíceas: é uma das algas mais populares pois um dos seus representantes, a alga nori, é amplamente utilizada na culinária japonesa.

Rodofíceas
Rodofíceas observadas em lupa

Diatomáceas ou bacilariofíceas: são os principais componentes do fitoplâncton e podem viver tanto no mar, quanto na água doce. Possuem as paredes das células sem celulose porém impregnadas de sílica.

Diatomáceas

Dinoflagelados ou dinofíceas: elas são unicelulares com dois flagelos e algumas podem emitir luz. A maioria é marinha e nos recifes de corais se associam aos pólipos.

Dinoflagelados

Euglenas ou euglenofíceas: não tem parede celular, são unicelulares e a membrana celular é revestida por uma película proteica. Maioria das espécies é de água doce, heterótrofas e se alimentam de partículas orgânicas.

Euglenofíceas

Qual é a principal diferença em termos de nutrição entre as algas e os protozoários?

As algas e os protozoários fazem parte do mesmo Reino, o Protista! No entanto, enquanto as algas são indivíduos fotossintetizantes e, portanto autótrofas, os protozoários são heterótrofos e necessitam fagocitar pequenas bactérias ou partículas presentes no meio aquático em que eles vivem.

Curiosidades

A poluição orgânica nos mares pode causar a intensa proliferação de algas dinoflageladas. Essas algas liberam um pigmento tóxico avermelhado causando um fenômeno conhecido como maré vermelha.

Essa toxina pode causar a morte de peixes , crustáceos e moluscos, prejudicando o equilíbrio ambiental e também a saúde humana quando esses animais são consumidos. No Brasil esse fenômeno é mais frequente no litoral sul.

Maré vermelha

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário