A advertência mais comum é através de uma coloração forte e/ou exuberante que mostra ao predador que aquele ser vivo representa algum perigo. Os perigos podem ser variáveis, indo desde a um sabor desagradável até produção de substâncias tóxicas.
A estratégia para evitar a predação funciona da seguinte forma: o predador atacará e irá sofrer a consequência que aquele animal representa, só então ele aprenderá que aquele sinal emitido significa algo desagradável e, evolutivamente, os predadores tendem a evitar o consumo de animais com aquelas cores.
Os animais que fazem aposematismo se comportam de maneira contrária aos que fazem camuflagem no ambiente e querem passar despercebidos. No aposematismo os animais querem ser vistos e lembrados como perigosos.
A coloração de advertência funciona tão bem que em alguns casos, animais que nem são perigosos imitam os que verdadeiramente apresentam um perigo para se proteger, essa estratégia que deriva do aposematismo é chamada de mimetismo.
As colorações de aviso normalmente estão presentes, principalmente nos anfíbios, mas também em alguns répteis e insetos, as cores variam entre vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
Desenhos para colorir e imprimir
Veja também: