Antártida

A Antártida é um continente localizado no Polo Sul do planeta que é composto por geleiras e dedicado à pesquisa científica.

0

A Antártida é o continente localizado mais ao sul do planeta. Por esse motivo, o continente é quase completamente coberto por geleiras. A característica principal da Antártida é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, sendo assim um grande deserto de gelo.

As temperaturas médias da Antártida no verão são de -10 °C na costa e -40 °C no interior do continente. Além disso, não existe nenhum país no continente, apenas bases de exploração científica, mesmo que alguns países tenham tentado reivindicar território lá. Por isso e pelo clima, não tem população residente na Antártida, somente cerca de mil cientistas.

O território da Antártida é juridicamente regido pelo Tratado da Antártida, que determinou que o continente é uma zona politicamente neutra. Além de não ser território de nenhum país, a Antártida não deve ser explorada economicamente ou para testes militares, sendo dedicada apenas à pesquisa científica.

Por causa do clima, somente pequenas espécies de vegetais estão presentes na Antártida, como musgos e liquens. Além disso, foram descobertos diversos recursos naturais no continente, como chumbo, cobre, gás natural, ouro e petróleo.

Onde fica a Antártida

A Antártida fica localizada no extremo do hemisfério sul do planeta, ao sul da linha imaginário que marca o Círculo Polar Antártico. Sendo assim, o continente está centrado ao redor do Polo Sul. O Oceano Antártico, que cerca o continente, é alimentado pelos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.

Mapa da Antártida.

Animais que vivem na Antártida

Os animais que vivem na Antártida mais conhecidos são os pinguins, mas diversas outras espécies habitam no continente, como os albatrozes. Vários animais também vivem nas águas do Oceano Antártico, como lulas, baleias e focas. Já no mar, estão presentes espécies de esponjas, anêmonas-do-mar, estrelas-do-mar, anelídeos, crustáceos e moluscos.

O pinguim-imperador é a principal espécie animal que vive na Antártida.

Qual a diferença entre Antártida e Antártica

A palavra Antártica tem origem no latim antarctĭcus, que deriva de uma palavra do grego antigo que significa “antiártico” ou “oposto ao Ártico”, região localizada no Polo Norte. No entanto, no Brasil e em Portugal foi adotada a palavra Antártida, provavelmente como analogia a ilha lendária de Atlântida. Essa analogia também ocorre em outras línguas, como na castelhana e na italiana.

Sendo assim, as duas formas, tanto Antártida quanto Antártica, podem ser usadas na Língua Portuguesa. No Brasil, a palavra Antártida é a mais usada comumente, mas a forma Antártica também é usada, principalmente em obras acadêmicas.

Curiosidades

  • A temperatura mais baixa no planeta de -93,2 °C foi registrada na Antártida;
  • Cerca de 70% de toda a água doce do planeta está na cobertura de gelo da Antártida;
  • Mesmo com tanto gelo, existem muitos vulcões na Antártida, incluindo dois que estão ativos;
  • O monte Érebo, com 3.794 metros de altitude, é um desses vulcões, sendo um dos mais ativos do planeta;
  • A primeira criança a nascer na Antártida foi a menina norueguesa Solveig Gunbjørg Jacobsen no dia 8 de outubro de 1913;
  • O Brasil mantém no continente a Estação Antártica Comandante Ferraz, dedicada à pesquisa científica;
  • A umidade do ar na Antártida é baixíssima, sendo tão ou mais seco do que a de desertos quentes.

Veja também: Qual as diferenças entre cidade e município?

você pode gostar também