Audição – Sistema auditivo

A audição é um sentido importantíssimo para os seres vivos. Vamos conhecer melhor o sistema auditivo?

A audição é um dos cinco sentidos humanos. Ela permite que nosso corpo capture ondas sonoras do ambiente e ouçamos os sons que estão a nossa volta.

O órgão que abriga as partes sensoriais da audição são as orelhas que podem ser divididas em porções externas, médias e internas, cada uma com sua função.

Anatomia da orelha

Orelha externa: recebe ondas sonos que são direcionadas para o canal auditivo. Essa região possui uma película fina chamada de tímpano que vibra quando as ondas sonoras são recebidas. A orelha externa sintetiza uma cera amarelada que é depositada na entrada do canal auditivo para proteger a orelha.

Orelha média: nessa região ficam os três menores ossos do corpo humano, o martelo, a bigorna e o estribo. Eles captam vibrações do tímpano e transmitem para a orelha interna.

Orelha interna: ela possui células que podem captar vibrações sonoras e levar o estímulo ao cérebro. Os principais componentes dessa parte da orelha são a cóclea, o sáculo, o utrículo e os canais semicirculares.

Ossos do ouvido

Os ossos do ouvido são os três menores ossos do corpo humano, conhecidos como ossículos. Eles são chamados de martelo, bigorna e estribo e estão localizados na porção média do aparelho auditivo.

Os nomes desses ossos são em função do formato deles serem parecidos com esses objetos. Eles são os responsáveis por converter de forma mecânica as vibrações da membrana do tímpano em ondas de pressão que serão amplificadas no ouvido interno.

Audição - Ossos do ouvido
Audição – Ossos do ouvido

Qual a função da audição?

A audição é responsável pela percepção de sons presentes no ambiente, sejam eles da natureza, de animais, músicas ou vozes humanas.

Além disso, as orelhas, são importantes para manter o equilíbrio do corpo, a chamada orientação postural que dá senso de direção para a pessoa.

Dentro da orelha existem canais semicirculares chamados de labirinto e eles são preenchidos por líquidos que se movimentam quando mexemos a cabeça.

O deslocamento desse líquido do labirinto estimula alguns nervos específicos que determinam para o cérebro a posição do nosso corpo em relação ao ambiente.

Captação de som

Quando estamos escutando música, as ondas sonoras são captadas pela orelha externa do ouvinte e causam a vibração do tímpano.

O tímpano faz com que o martelo, a bigorna e o estribo vibrem na mesma frequência e transmitam esse sinal para as células da orelha interna.

Essas células sensoriais são transformadas em impulsos nervosos e levadas até o cérebro, onde o sinal é reconhecido e a mensagem é processada, fazendo com que seja possível a nossa percepção do som.

Todo esse caminho parece longo quando descrito, mas a verdade é que ele leva milésimos de segundos para ocorrer em uma pessoa com a audição normal.

Teste de audição

O teste auditivo ocorre com intermédio de um fonoaudiólogo que fará perguntas pessoais para entender a sua percepção auditiva.

O teste propriamente dito ocorre em uma sala com isolamento acústico e a prova de som onde serão apresentados sons em diferentes frequências com o uso de fones de ouvido.

Os sons passam individualmente por cada ouvido e começam num volume muito baixo que é aumentado gradativamente.

Após esse processo, é realizado um teste de vibração dos ossos do crânio para descartar possíveis danos aos ossículos do ouvido.

O teste auditivo é avaliado por um audiograma e posteriormente por um fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista que irão determinar se existem ou não distúrbios auditivos.

Esses testes podem ser feitos em diversas clínicas médicas e fonoaudiólogas.

Audição - Teste auditivo
Audição – Teste auditivo

Curiosidades

O médico responsável pelo diagnóstico de distúrbios auditivos e surdez é o otorrinolaringologista. Essa especialidade médica atua nos cuidados relacionados aos ouvidos, nariz e garganta.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário