Branqueamento dos corais

Continue lendo para conhecer o desequilíbrio ambiental que pode causar a morte dos corais.

0

O branqueamento dos corais é um grave fenômeno ecológico causado, principalmente, pelo aumento aquecimento da água nos oceanos.

Esse desequilíbrio é causado pela saída ou perda de pigmentos das algas zooxantelas que vivem associadas mutualisticamente com os corais.

O branqueamento dos corais faz com que eles fiquem translúcidos, de forma que é possível enxergar o esqueleto de carbonato de cálcio e, esse é um problema que pode afetar parcialmente ou matar o coral.

Recifes de corais

Os recifes de corais são ecossistemas marinhos que possuem grande biodiversidade. Eles são formados por seres vivos de vida marinha que possuem esqueleto calcário e são rígidos, como os corais e algumas algas zooxantelas.

Os recifes de corais ocorrem em locais de baixa profundidade porque as algas necessitam de luz para realizar fotossíntese.

Por serem estruturas grandiosas e funcionar como uma barreira no fundo do mar, os recifes de corais são muito utilizados como habitat e local de reprodução para diversas espécies.

Branqueamento de corais
Branqueamento de corais

Além da grande importância que os recifes de corais têm para o ecossistema marinho, eles também são importantes para populações ribeirinhas que vivem nas regiões litorâneas próximas a eles.

Os recifes de corais servem como atrativo turístico para prática de mergulhos, fornecem matéria-prima para a indústria farmacêutica e de beleza, além de conter várias espécies que são usadas na alimentação da população.

Apesar de ser tão importante, 30% dos recifes de corais do planeta estão danificados e correm o risco de morrer nos próximos anos, causando um grande desequilíbrio ambiental.

Algas zooxantelas

As algas zooxantelas possuem uma relação de mutualismo com os corais, ou seja, uma relação em que ambos são beneficiados.

Os recifes de corais oferecem abrigo, nutrientes e gás carbônico para as algas zooxantelas que, em troca, oferecem componentes orgânicos, originados da fotossíntese, para alimentar os corais.

As taxas de calcificação dos corais também são aumentadas com a presença das algas zooxantelas. Essa relação é muito importante para ambos, entretanto é uma relação muito delicada que pode ser facilmente alterada por estresse ambiental.

Como ocorre o branqueamento dos corais?

O processo de branqueamento dos corais ocorre quando as algas zooxantelas são expulsas do coral ou elas passam por uma destruição dos pigmentos fotossintetizantes.

As algas são as responsáveis por dar cor aos corais e, com a saída delas, ele se torna translúcido e dai o nome do fenômeno ser branqueamento dos corais.

Branqueamento de corais - Coral em Lizard Island, na Austrália, no processo de branqueamento em março de 2016 à direita e morto em maio de 2016.
Branqueamento de corais – Coral em Lizard Island, na Austrália, no processo de branqueamento em março de 2016 à direita e morto em maio de 2016.

O aumento da temperatura da água é a principal causa para que o branqueamento aconteça. Essa mudança de temperatura pode ocorrer por eventos sazonais ou pelos efeitos do aquecimento global.

Fatores como falta de luz, sedimentação excessiva, incidência elevada de luz ultravioleta, poluição e mudanças na salinidade também podem causar o branqueamento dos corais.

Sem a nutrição adequada, os corais podem ficar mais frágeis e suscetíveis a doenças, podem alterar as relações com organismos associados e até matar os recifes de corais.

Como evitar o branqueamento dos corais?

A principal medida de proteção aos corais é a preservação ambiental, evitando assim que esses animais passem por períodos de estresse que possa causar o branqueamento.

Reduzir os níveis de dióxido de carbono na atmosfera e frear o aquecimento global também é uma medida que pode evitar o desequilíbrio desses ecossistemas marinhos.

Sendo assim, cada um pode fazer sua parte e diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera com ações simples como evitar o uso excessivo de veículos automotivos, realizar manutenção desses meios de transporte, não realizar queimadas e etc.

Medidas como saneamento básico e uso sustentável dos recursos do mar também estão entre medidas que podem ser tomadas para evitar o branqueamento dos corais.

Recifes de corais saudáveis
Recifes de corais saudáveis

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário