Gigantes do oceano – As 15 maiores baleias do mundo

As baleias são os maiores animais de todo o mundo e podem ter até 36 metros. Conheça as 15 maiores baleias do mundo e se surpreenda com seus tamanhos.

0

As baleias são os maiores animais do oceano e também de todo o planeta Terra. Essas gigantes das águas podem medir até 36 metros de comprimento.

Tamanha beleza e grandiosidade transformam esses animais em seres únicos e majestosos. Existem, aproximadamente, 40 espécies de baleia pelos oceanos do mundo.

Elas são animais mamíferos e marinhos, e cada espécie gosta de diferentes temperaturas para viver. Algumas delas vivem nas águas mais quentes, próximos aos trópicos, e outras em águas mais frias, como no hemisfério norte.

Os tamanhos podem variar e algumas delas chegam a comprimentos surpreendentes. Conheça a seguir a lista das 15 maiores baleias do mundo e se maravilhe com esses animais fantásticos.

As maiores baleias do mundo

1 Baleia-azul (Balaenoptera musculus)

Baleia-azul (Balaenoptera musculus)
Baleia-azul

A baleia-azul é a maior baleia do mundo, podendo chegar a incríveis 36 metros de comprimento. O comprimento comum para essas baleias está entre 24 e 27 metros e têm peso médio de 110 toneladas.

Esses animais podem ser encontrados em todos os oceanos e podem viver até 110 anos

2 Baleia-franca-do-pacífico (Eubalaena japonica)

Baleia-franca-do-pacífico (Eubalaena japonica)
Baleia-franca-do-pacífico

A baleia-franca-do-pacífico é a segunda maior baleia do mundo e uma espécie em extinção. Estima-se que existam apenas 30 animais vivos.

Uma de suas principais característica é sua cabeça repleta de calosidades brancas, onde estão alojadas colônias de crustáceos.

Essas baleias podem medir 18,5 metros de comprimento e pesar 90 toneladas. Entretanto, já foi encontrada uma baleia-franca-do-pacífico com 21,3 metros e 135 toneladas.

3 Baleia-comum (Balaenoptera physalus)

Baleia-comum (Balaenoptera physalus)
Baleia-comum

A baleia-comum, ou tradicionalmente denominada baleia-fin, é um dos maiores animais encontrados no oceano.

Ela possui um corpo alongado e pode medir 20 metros de comprimento. Seu principal alimento são zooplâncton e krills e seu peso pode chegar a 80 toneladas.

De coloração cinza-amarronzada e branca na parte inferior, ela pode ser encontrada em diversas regiões do globo, em águas quentes ou frias.

4 Baleia-cachalote (Physeter macrocephalus)

Baleia-cachalote (Physeter macrocephalus)
Baleia-cachalote

A baleia-cachalote é a maior baleia com dentes do mundo e tem um excelente sistema de ecolocalização.

Ela pode ficar sem emergir à superfície durante horas e passar bastante tempo nas profundezas do oceano.

Essa é a famosa baleia da história de Moby Dick, escrito por Herman Melville. O cachalote pode medir até 20 metros de comprimento e 45 toneladas.

5 Baleia-sei (Balaenoptera borealis)

Baleia-sei (Balaenoptera borealis)
Baleia-sei

A baleia-sei, ou baleia boreal, são seres enormes, podendo chegar a 20 metros de comprimento e 45 toneladas.

Com todo esse tamanho, a baleia-sei prefere habitar as regiões mais profundas e afastadas da costa. Ela pode ser encontrada em diversas regiões do planeta. Seus principais alimentos são zooplâncton, krill e crustáceos.

Um fato interessante, é que essa baleia pode atingir a velocidade de 50 km/h em curtas distâncias. Assim, pode ser considerada uma das baleias mais rápidas do mundo.

6 Baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus)

Baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus)
Baleia-da-groenlândia

A baleia-da-groenlândia habita as águas mais frias dos oceanos Pacífico e Atlântico na região do hemisfério norte.

É frequentemente classificada como a dona da maior boca do reino animal. No inglês é conhecida como bowhead, “cabeça de arco”, pelo formato dessa parte do corpo.

Essas criaturas podem viver por até 200 anos, medir 18 metros de comprimento e pesar 100 toneladas.

7 Baleia-franca-do-sul (Eubalaena australis)

Baleia-franca-do-sul (Eubalaena australis)
Baleia-franca-do-sul

A baleia-franca-do-sul, também conhecida como baleia-franca-austral, são encontradas tanto no hemisfério norte, quanto no hemisfério sul.

Entretanto, é mais encontrada na faixa sul do planeta, próximo às costas da Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Moçambique, Nova Zelândia e África do Sul.

Ela possui uma coloração escura e calosidades brancas na cabeça, que são colônias de crustáceos que se alojaram nessa região.

É uma baleia extremamente lenta e grande, chegando a atingir 18 metros de comprimento e toneladas.

8 Baleia-franca-do-norte (Eubalaena glacialis)

Baleia-franca-do-norte (Eubalaena glacialis)
Baleia-franca-do-norte

A baleia-franca-do-norte vive na região norte do oceano Atlântico e se diferencia da baleia-franca-do-sul principalmente pelo tamanho da sua cabeça, que representa 1/3 do comprimento total do seu corpo.

Essas baleias já sofreram muito com os intensos ataques dos caçadores e correm sério risco de extinção. Atualmente, existem aproximadamente 300 animais dessa espécie.

A maior baleia já encontrada dessa espécie possuía 18 metros de comprimento e 80 toneladas.

9 Baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus)

Baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus)
Baleia-cinzenta

A baleia-cinzenta habita o oceano Pacífico e costuma se alimentar no fundo do oceano, onde agita a água para levantar materiais orgânicos. Ela ingere pequenos crustáceos, krill, moluscos e plâncton.

Esse animal pode medir até 15 metros e pesar 35 toneladas. Sua coloração acinzentada dá origem ao seu nome, e a cor varia entre o cinza-claro e cinza-escuro.

10 Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)

Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)
Baleia-jubarte

A baleia-jubarte é uma das baleias mais conhecidas e pode ser vista em muitos oceanos do planeta.

É muito popular por seus comportamentos aéreos, saltando para cima da superfície do oceano.

Seu nome “megaptera” vem do grego e significa “grandes asas”, referência às nadadeiras que parecem asas durantes os saltos.

As baleias-jubarte podem medir 15 metros de comprimento e pesar 30 toneladas. A alimentação desses animais compreendem krill, copépodes e peixes em cardumes.

11 Baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni)

Baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni)
Baleia-de-bryde

A baleia-de-bryde não é muito avistada pelos pesquisadores, por isso, não existem muitas informações e estudos sobre essa baleia.

Sabe-se que elas preferem águas mais quentes e temperadas, evitando regiões frias. Assim, acredita-se que elas prefiram viver nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, próximo às regiões tropicais e subtropicais.

A alimentação dessas baleias é bastante diversificada. Ingerem sardinhas, anchovas, lulas e krill, entre outros animais marinhos.

Elas podem medir até 15 metros de comprimento e pesar 20 toneladas.

12 Baleia-minke (Balaenoptera acutorostrata)

Baleia-minke (Balaenoptera acutorostrata)
Baleia-minke

A baleia-minke é comumente denominada como baleia-anã e vive em diversas regiões do mundo. Seu nome tem origem no pesquisador e baleeiro norueguês que a confundiu com uma baleia-azul.

Sua coloração é classificada pelo seu dorso preto e ventre claro, semelhante à coloração das orcas, e ela migra por todos os oceanos e latitudes.

Elas podem atingir 11 metros de comprimento e pesar 14 toneladas, alimentando-se de plâncton, peixes, krill, arenque e capelim.

A baleia-minke já foi avistada no litoral sul do Brasil e frequentemente retornam a suas rotas de migração.

13 Baleia-de-omura (Balaenoptera Omurai)

Baleia-de-omura (Balaenoptera Omurai)
Baleia-de-omura

A baleia-de-omura é muito comparada com a baleia-de-bryde, muitas vezes considerada uma espécie menor dessa baleia.

A omura foi avistada pela primeira vez em 2003 e classificada como uma espécie não conhecida. Acredita-se que ela consiga atingir o comprimento entre 10 e 12 metros e que seu peso estimado seja próximo a 22 toneladas.

A preferência da baleia-de-omura é por viver nas regiões dos oceanos Pacífico e Índico.

14 Baleia-minke-antártica (Balaenoptera Bonaerensis)

Baleia-minke-antártica (Balaenoptera Bonaerensis)
Baleia-minke-antártica

A baleia-minke-antártica recebeu esse nome por ser semelhante à baleia-minke. Seu comprimento máximo é de 10 metros e peso de 9 toneladas.

Estima-se que essa baleia viva aproximadamente 50 anos.

15 Baleia-bicuda-de-baird (Berardius bairdii)

Baleia-bicuda-de-baird (Berardius bairdii)
Baleia-bicuda-de-baird

A baleia-bicuda-de-baird possui semelhança física com os golfinhos e coloração azul acinzentada.

Essa espécie se alimenta de lulas e peixes e vivem em alto-mar e em águas costeiras. Seu comprimento máximo é de 12 metros e peso de 11 toneladas.

Veja também:

você pode gostar também