Animais herbívoros e carnívoros – Aprenda a diferença

Vamos conhecer melhor o habito alimentar dos animais? Continue lendo!

0

A alimentação é a forma que os animais garantem energia e nutrientes para realizar todas as funções metabólicas do corpo e também as atividades cotidianas. Quando não se alimentam, os animais tendem a ficar fracos e podem até mesmo morrer.

A dieta alimentar é muito particular entre cada grupo animal, no entanto,  os animais podem ser  classificados pela alimentação que possuem.

Segundo os hábitos alimentares, os animais podem ser separados em herbívoros, carnívoros e onívoros.

O sistema digestório dos animais é adaptado para o tipo de alimentação que cada um tem. Os carnívoros geralmente possuem dentes fortes para a mastigação, alguns herbívoros possuem um sistema complexo que permite a degradação de celulose.

Você sabe qual a diferença entre esses tipos de alimentação e quais animais fazem parte de cada um deles? Continue lendo para entender!

Animais herbívoros

Os herbívoros são os animais que se alimentam apenas de plantas, ou seja, eles comem seres autótrofos, que são os produtores da cadeia alimentar. Isso torna os herbívoros consumidores primários.

Eles podem comer toda a planta ou apenas partes delas, como raízes, folhas, frutos ou mesmo o néctar das flores.

Os animais que se alimentam exclusivamente de frutos são chamados de frugívoros. Já aqueles que se alimentar apenas de sementes, são os granívoros.

Exemplos de herbívoros: Borboleta, vaca, coelho, cavalo, anta, gafanhoto, elefantes, girafas, etc.

Animais carnívoros

Os animais carnívoros se alimentam apenas de outros animais, eles não consomem plantas. Geralmente eles são predadores e podem ser classificados de duas formas: consumidores secundários e consumidores terciários.

Eles são consumidores secundários quando se alimentam de animais herbívoros e, são consumidores terciários quando comem outros animais que também são carnívoros.

Os animais que se alimentam apenas de insetos são chamados de insetívoros e os que se alimentam de restos de animais mortos são chamados de necrófagos, por exemplo.

O habito alimentar carnívoro auxiliam no equilíbrio do ecossistema, ao ajudar no controle das populações das espécies que estão sendo pregadas.

Exemplos de carnívoros: onça, leão, tigre, cobra, tubarão, jacaré, gavião, urso, etc.

Animais onívoros

Os animais onívoros são aqueles que possuem tanto alimentos vegetais quanto animais em sua dieta.

Exemplo de onívoros: porco, jabuti, lobo-guará, etc.

Veja também:

você pode gostar também