Animais domésticos

Vamos conhecer melhor esses animais que estão presentes em nossa vida?

0
Os animais podem ou não conviver bem com humanos, aqueles que possuem características de bom convívio, são chamados de domésticos.

O que são animais domésticos?

Os animais domésticos são animais que passaram por um processo de domesticação e se adaptaram bem ao convívio com humanos. Em geral, os animais domésticos são muito sociáveis, se reproduzem em cativeiro, gostam de interagir e são mansos.

Além de serem companhia para os humanos, os animais também podem desempenhar funções como guardar e vigiar ambientes.

Animais de estimação

Os animais de estimação são animais domésticos que convivem diretamente com a companhia de uma pessoa.

Todo animal de estimação precisa de cuidados adequados, necessitam de vacinas para prevenção de doenças e quando precisam de intervenção médica, devem ser encaminhados ao médico veterinário.

Qual é a diferença entre animais domésticos e animais domesticados?

Todos os animais domésticos passaram por um processo de domesticação. No entanto podemos dizer que os domésticos são aqueles que possuem verdadeiramente características sociáveis.

Já na lista de animais domesticados podemos incluir todos os animais silvestres que são colocados em convívio humano e domesticados a viver sociavelmente.

Lista de animais domésticos

  • Gatos
  • Cachorros
  • Peixes
  • Tartarugas aquáticas de água doce
  • Porquinho da índia
  • Camundongo

Animais domésticos exóticos

Apesar de não ser o convencional, muitos animais silvestres como lagartos, pássaros, cobras e aranhas têm sido criados como domésticos.

No entanto, esses animais não são domesticados e podem oferecer risco no convívio com humanos, além de passarem por grande estresse.

Os animais silvestres, na maioria das vezes, não conseguem se reproduzir em cativeiro e podem ter problemas para se alimentar.

Além disso, a compra de animais exóticos é crime, sendo permitida somente em criadouros legalizados e com porte de licença ambiental. Não podemos esquecer também que a retirada deles da natureza pode causar um desequilíbrio ambiental.

É importante lembrar que os animais domésticos são um ser vivo e precisam de atenção e cuidados. Por isso, antes de adotar ou comprar um bichinho, veja se ele se encaixa na sua rotina e no seu orçamento. Faça uma adoção consciente e trate-o com respeito e carinho!
Animais domésticos requerem responsabilidade de quem se propõe a adotar.
Animais domésticos requerem responsabilidade de quem se propõe a adotar.

Animais domésticos para colorir

 

Veja também:
você pode gostar também