Animais Silvestres

Vamos conhecer mais sobre esses animais que não podem ser domesticados?

0

Quando escutamos o termo animais silvestres é comum pensarmos em onças e outros animais perigosos e grandes. Mas a verdade é que os papagaios, as araras, os micos-leões e até os jabutis (inclusive aqueles pequeninos que vivem nos aquários) são animais silvestres.

Mas então, o que são animais silvestres? Os animais silvestres são todos aqueles animais que foram retirados da natureza e não reagem bem ao contato com seres humanos.

Esses animais classificados como silvestres têm muitas dificuldades em serem mantidos em cativeiro e, muitas vezes, nem conseguem se reproduzir fora do seu habitat.

Tráfico de animais silvestres

O tráfico é o comércio ilegal desses animais silvestres, eles são retirados da natureza, muitas vezes presos em ambientes muito pequenos e inóspitos para um ser vivo para que sejam entregues a outra pessoa mediante troca por dinheiro.

Tráfico de animais silvestres
Tráfico de animais silvestres

O comércio de animais silvestres é tão grande  que só perde para o tráfico de armas e drogas.

Comprar e criar animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98 que proíbe qualquer tipo de manipulação, caça ou utilização de animais silvestres, com pena que varia de seis meses a um ano, além de multa para quem for pego comercializando esses animais.

Qual a relação do Brasil com o tráfico internacional de animais silvestres?

O Brasil possui uma grande biodiversidade de animais devido à sua extensão territorial e áreas florestais. Por isso, nosso país possui um forte comércio de animais silvestres entre nossa população, as principais rotas são de animais retirados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que são enviados para o Sul e Sudeste.

Tráfico de animais silvestres
Tráfico de animais silvestres

Os estados brasileiros que possuem maiores índices de compra de animais silvestres provenientes do tráfico são o Rio de Janeiro e São Paulo.

Os traficantes brasileiros acabam funcionando como intermediários para negociações de animais no âmbito internacional.

Por que o tráfico de animais silvestres ameaça a biodiversidade?

A natureza precisa estar em equilíbrio para que o ecossistema funcione bem e, todos os seres vivos presentes nela têm um papel importante para as cadeias tróficas (níveis de energia).

Se algumas espécies forem retiradas do seu habitat e não conseguirem mais se reproduzir e aumentar o número de indivíduos, é possível que ela seja extinta ou se torne uma espécie rara, causando um desequilíbrio ecológico.

Animais silvestres em extinção

A lista de animais silvestres que estão ameaçados de extinção é extensa, entre eles podemos citar:

  • Arara-azul
  • Arara-vermelha
  • Lobo-guará
  • Periquitos
  • Mico-leão-dourado
  • Macaco-aranha
  • Araraju
Tráfico de animais silvestres - Arara-azul
Tráfico de animais silvestres – Arara-azul
Tráfico de animais silvestres - Mico-leão
Tráfico de animais silvestres – Mico-leão

Qual a diferença entre animais silvestres ou exóticos e domésticos?

Os animais domésticos possuem boas relações com os humanos, como é o caso dos cachorros e gatos. Já os animais silvestres podem ter sérios problemas no convívio com humanos, interferindo inclusive na sua reprodução e alimentação.

Animais silvestres que podem ser criados?

Como vimos anteriormente, o comércio de animais silvestres é crime. No entanto, se o animal for proveniente de um criadouro legalizado, a compra pode ser legalizada.

Mas antes de comprar um animal silvestre, é importante que você saiba que ele não é um animal domesticável e você não terá com ele a mesma relação que possui com um cachorro ou gato.

Precisamos ser conscientes e lembrar que, mesmo que seja permitido a compra de criadouros legalizados, lugar de animal silvestre é na natureza.

Curiosidades

Você sabia que muitos animais silvestres são mutilados durante o tráfico? Muitos traficantes cegam as aves ou cortam suas asas para que elas não fujam, os micos-leões são geralmente girados até que fiquem tontos e pareçam amigáveis ao comprador. Além disso, eles são transportados dentro de caixas, garrafas pet, geralmente amarrados com fita adesiva para não se mexerem ou fazerem barulho e levantar suspeitas.

Tráfico de animais silvestres - pássaros transportados em garrafas pet
Tráfico de animais silvestres – pássaros transportados em garrafas pet

Animais silvestres para colorir

Veja também:

você pode gostar também