Gravidez múltipla – Gêmeos univitelinos e bivitelinos
A gravidez múltipla ocorre quando mais de um embrião se desenvolve ao mesmo tempo.
A ocorrência desse tipo de gravidez é considerada rara pois, ao contrário dos homens, que podem liberar milhares de espermatozoides a cada ejaculação, as mulheres, normalmente, liberam apenas um ovócito secundário (que dará origem ao óvulo depois da fecundação) a cada mês.
Como ocorre a fecundação?
A fecundação ocorre quando um espermatozoide penetra um ovócito secundário, nesse momento são liberadas enzimas que impedem a entrada de outros espermatozoides naquele óvulo recém originado.
O zigoto formado passa por sucessivas clivagens, ou seja, sucessivas divisões para dar início ao desenvolvimento embrionário.
Desenvolvimento embrionário
No desenvolvimento embrionário, quando o embrião chega ao estágio de oito células, ele passa a ser chamado de mórula, isso ocorre por volta do oitavo dia após a fecundação.
Com 16 células o embrião passa a ser chamar gástrula e são formados os folhetos embrionários. Com 32 células ele é chamado de blástula ou blastocisto e ocorre a organogênese, ou seja, a formação dos órgãos que irão se organizar em sistemas.
Gêmeos univitelinos
Os gêmeos univitelinos são os gêmeos idênticos. Eles são gerados durante as clivagens do desenvolvimento embrionário, ou seja, a mulher libera apenas um óvulo e só há a formação inicial de um embrião que se divide em dois ou mais durante a mórula.
Não se sabe ainda o que leva o embrião a se dividir e formar novos embriões e esse tipo de gravidez múltipla que forma os gêmeos univitelinos ocorrem em apenas 25% dos casos.
Como os embriões univitelinos foram formados por apenas uma fecundação, eles possuem a mesma carga genética e são idênticos tanto fisicamente quanto geneticamente, isso implica dizer que os bebês gerados a partir dessa gravidez terão obrigatoriamente o mesmo sexo.
Além disso, eles compartilham a mesma placenta e se essa clivagem ocorrer mais tarde do que na mórula, pode causar malformações graves nos embriões pois os órgãos já estarão sendo formados, como é o caso dos gêmeos siameses.
É importante lembrar que, mesmo os gêmeos univitelinos possuindo DNA e aparência iguais, eles são duas pessoas diferentes, que podem desenvolver personalidades diferentes.
Esses gêmeos podem ter o seu fenótipo (informações genéticas com interação do meio ambiente) alterado se forem estimulados de formas distintas, ou seja, eles podem mudar sua aparência se forem estimulados de forma diferentes pelo meio em que vivem.
Gêmeos bivitelinos
Os gêmeos bivitelinos são os gêmeos fraternos, eles são irmãos que foram gerados ao mesmo tempo e nasceram no mesmo dia. Esse tipo de gestação ocorre quando, por uma desorganização hormonal, a mulher libera dois ovócitos secundários e os dois são fecundados.
Nesse tipo de gravidez, cada ovócito II é fecundado por um espermatozoide diferente, ou seja, são formadas duas placentas e eles são geneticamente diferentes. Os gêmeos bivitelinos podem ser, inclusive, de sexos diferentes e nem sempre são parecidos.
Veja também: