O que é endometriose

A endometriose é uma doença em que o tecido do endométrio se implanta e cresce fora do útero e que pode causar infertilidade.

0
A endometriose é uma doença crônica do sistema reprodutor feminino em que o tecido do endométrio se implanta e cresce fora do útero, causando uma reação inflamatória. As regiões mais afetadas pela endometriose são as outras estruturas reprodutivas, mas também pode atingir outras regiões, como o trato intestinal e urinário.

O endométrio é a mucosa que reveste a parde do útero internamente, onde o óvulo fertilizado se implanta, caso a mulher esteja grávida. Se não acontece gravidez, a maior parte do endométrio é eliminada na menstruação, voltando a crescer a cada ciclo. Assim, a endometriose é uma alteração nesse processo natural do corpo.

Estima-se que a endometriose atinja aproximadamente 176 milhões de mulheres no mundo. Como as lesões causadas pela endometriose podem não apresentar sintomas, muitas mulheres desconhecem a condição. No entanto, um diagnóstico tardio pode prejudicar a saúde e vida da mulher.

Sintomas da endometriose

Os principais sintomas da endometriose são:

  • Ciclos menstruais curtos;
  • Cólica menstrual intensa;
  • Dor durante relações sexuais;
  • Dor e sangramento intestinal e urinário durante a menstruação;
  • Infertilidade;
  • Menstruação com sangramento abundante.

No geral, mulheres devem se manter atentas a qualquer um desses sintomas, mesmo que se apresentem de forma isolada, já que são sintomas para outras condições ginecológicas.

Diagnóstico de endometriose

Caso uma mulher sinta qualquer um dos sintomas, um médico ginecologista deve ser procurado. Para confirmar o diagnóstico de endometriose, podem ser feitos exames clínicos, laboratoriais, de imagem e, por fim, uma biópsia.

Tratamento da endometriose

O tratamento da endometriose deve levar em consideração a gravidade dos sintomas, o desejo da mulher em ter filhos, idade e a localização das lesões.

No geral, os sintomas são eliminados por meio do uso de analgésicos e de tratamentos hormonais. Em alguns casos, também é necessária uma cirurgia para retirar as lesões visíveis. Se a mulher quer ter filhos, é possível realizar tratamentos para restaurar a fertilidade.

Por fim, o tratamento da endometriose também pode exigir um acompanhamento para garantir a redução ou estabilização da doença. Além disso, algumas mulheres precisam de tratamento psicológico para compreender os efeitos da doença no corpo e na sua vida.

Veja também:

você pode gostar também