O que é fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que causa dor intensa no corpo, que pode ser tratada por remédios e por novos hábitos, como alimentação saudável.

0
A fibromialgia é uma síndrome que causa dor crônica em diversos pontos do corpo, principalmente em tendões e articulações. Na grande maioria dos casos, a fibromialgia ocorre em mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.

A causa da fibromialgia ainda é desconhecida, mas já se sabe que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse estão envolvidos no seu surgimento. Além disso, a dor causada pela fibromialgia pode ser incapacitante e os portadores da doença têm níveis de serotonina (hormônio que regula o humor) mais baixos.

Sintomas da fibromialgia

Os principais sintomas da fibromialgia são:

  • Dor generalizada e recorrente;
  • Fadiga;
  • Sono pouco reparador;
  • Síndrome do cólon irritável;
  • Falta de energia e disposição;
  • Sensibilidade no momento de urinar;
  • Distúrbios emocionais e psicológicos;
  • Enxaqueca.

Além disso, pessoas com fibromialgia também podem apresentar espasmos musculares, dificuldades para dormir, ansiedade, nervosismo, formigamento nas mãos, falta de concentração e sensibilidade ao frio.

Diagnóstico da fibromialgia

Em caso de suspeita de fibromialgia, o profissional que deve ser procurado é o reumatologista, especialidade médica que trata de doenças nas articulações, músculos, tendões e ossos.

Como não existem exames laboratoriais, o diagnóstico da fibromialgia é feito a partir da análise de dois critérios:

  • Dor por mais de três meses no corpo inteiro;
  • Dor em 11 dos 18 pontos de dor na musculatura.

Esses pontos específicos de dor na musculatura são sentidos pela maior parte dos pacientes com fibromialgia, por isso são utilizados para identificar a doença no diagnóstico.

Pontos de dor mais frequentes em portadores de fibromialgia.

Apesar desses critérios focados na dor, o método de diagnóstico de fibromialgia é criticado por não dar atenção a outros sintomas, como a fadiga e as mudanças no sono, tornando-se parecido ao de outras condições. Então, é sempre importante informar os outros sintomas sentidos ao médico para descartar outras doenças semelhantes.

Tratamento da fibromialgia

O tratamento da fibromialgia é composto por diversos profissionais e exige que o paciente realize uma mudança de hábitos. Para combater os sintomas, podem ser administrados analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo antidepressivos, no caso de serotonina baixa.

Dependendo do caso, o paciente pode precisar de acompanhamento psicológico para reduzir o estresse e massagens e acupuntura para alívio da dor. Exercícios físicos realizados regularmente também alivia sintomas da fibromialgia, como a fadiga e as alterações do sono.

Além disso, a alimentação e a fibromialgia estão interligadas. Alimentos ricos em gorduras e açúcar devem ser evitados, já que aumentam o processo inflamatório do corpo, o que piora a dor. Por outro lado, alguns alimentos, como queijo branco e açaí, aumentam a sensação de bem-estar e podem diminuir as dores e os outros sintomas.

Veja também:

você pode gostar também