Negrinho do Pastoreio – Personagem do folclore brasileiro

O Negrinho do Pastoreio é um dos personagens do folclore brasileiro.

0

Quem é Negrinho do Pastoreio? É um personagem do folclore brasileiro muito popular no sul do país. Surgida no século XIX, a lenda do Negrinho do Pastoreio é meio africana e meio cristã.

Lenda do Negrinho do Pastoreio

De acordo com a lenda do Negrinho do Pastoreio, um pequeno escravo foi ordenado por seu senhor a cuidar de alguns cavalos. No entanto, um deles acabou fugindo.

O fazendeiro, que tinha a fama de ser malvado com seus escravos, ao retornar, sentiu falta do cavalo baio, por isso, castigou o menino, que foi obrigado a ir atrás do animal perdido.

O Negrinho do Pastoreio encontrou-o, mas não conseguiu trazê-lo de volta ao dono. Assim, o fazendeiro castigou o menino com chibatadas.

Depois de muito machucado, o garoto é lançado sobre um formigueiro, onde morreria. No entanto, no dia seguinte, o fazendeiro encontra o rapaz e se espanta com o seu estado, pois ele estava de pé, sem nenhuma marca das chibatadas pelo corpo.

Montado no cavalo e com a imagem da Virgem Maria ao seu lado, o Negrinho do Pastoreio se deparou com o fazendeiro jogado aos seus pés, pedindo perdão pelos seus atos.

O menino nada respondeu, beijou a mão da Santa e partiu junto com o cavalo perdido.

Desde então, criou-se a crença de que quando qualquer pessoa perdia um objetivo, o Negrinho o encontrava, mas só devolvia se ela acendesse uma vela.

Há quem acredite que se alguma coisa se perde, é só acender uma vela ao lado de algum formigueiro e pedir ao Negrinho do Pastoreio que o auxilie na procura.

O que significa Negrinho do Pastoreio?

A lenda do Negrinho do Pastoreio possui esse nome porque seu personagem principal é um menino negro que recebeu a ordem de cuidar dos cavalos do seu senhor.

Saiba mais em:

você pode gostar também