O que é procrastinar

Você se considera uma pessoa procrastinadora? Então, saiba agora o motivo para procrastinarmos e como acabar com esse hábito.

0

Você já adiou o cumprimento de uma tarefa por dias, semanas, ou até meses? Esse ato é conhecido como procrastinar. Ela é inimiga da rotina e muitas pessoas se questionam sobre como acabar com esse hábito.

A procrastinação pode ser consciente ou inconsciente, sendo mais comum do que se parece. Apesar de ser rotineiro, é muito prejudicial para as pessoas que desejam ser eficientes e mais produtivas.

O ser humano se rende à procrastinação por conta da preferência de uma recompensa imediata. Para o nosso cérebro, é mais simples processar coisas concretas do que abstratas.

Por que procrastinamos? 

Existem vários motivos para fazer a pessoa procrastinar. Pode ser por conta de uma tarefa que recebemos e podemos entregar a longo prazo, ou nos casos de obrigações que necessitam de grande responsabilidade para serem efetuadas.

Além disso, é comum esperar a ocasião ideal para cumprir a atividade, por conta de uma condição necessária para desempenhar o papel.

Por fim, outra grande inimiga da produtividade, que gera a procrastinação, é a preguiça.

Como parar de procrastinar? 

Se você tem esse hábito, confira agora algumas dicas para deixar de procrastinar:

  1. Entenda o que te faz procrastinar.
  2. Bloqueie estímulos externos e mantenha o foco;
  3. Divida a tarefa em vários passos. Dessa forma, não se tornará extensa e cansativa.
  4. Controle a procrastinação antes que se torne parte da sua rotina.

Veja também:

você pode gostar também