Sistema circulatório

Esse é o sistema responsável pelo transporte sanguíneo no corpo dos animais!

0

O sistema circulatório, que também pode ser chamado de cardiovascular, é constituído pelo coração e vasos sanguíneos que se dividem em veias, artérias e capilares.

Função do sistema circulatório

O sistema circulatório é o responsável por realizar o transporte e distribuição de nutrientes e oxigênio por todo o corpo do indivíduo.

Esse transporte é realizado através da circulação sanguínea, onde o sangue passa por todo corpo utilizando o percurso de veias e artérias e é bombeado duas vezes pelo coração.

Coração

O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para todo o corpo, ele ocupa posição central na caixa torácica, levemente deslocado para o lado esquerdo, entre os dois pulmões.

Esse órgão possui, em média, o tamanho da mão fechada e pesa em torno de 300 gramas, podendo variar de acordo com o tamanho e sexo do indivíduo.

Anatomia do coração

O coração humano é um órgão musculoso que possui quatro cavidades, dois átrios na parte superior e dois ventrículos na parte inferior.

Os átrios não se comunicam entre si, nem os ventrículos. O sangue entra no coração pelo átrio direito, desce para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita, chamada de válvula tricúspide.

Posteriormente ele entra no átrio esquerdo e passa para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda, chamada de válvula mitral.

Sistema circulatório - Anatomia do coração
Sistema circulatório – Anatomia do coração

O coração é um músculo formado por três camadas:

  • Pericárdio: membrana externa que reveste o coração, ela é lisa e escorregadia, facilitando os batimentos ininterruptos desse órgão.
  • Miocárdio: músculo que fica entre as duas membranas e é o responsável pelas contrações involuntárias do coração.
  • Endocárdio: membrana que reveste a superfície interna dos átrios e dos ventrículos.

Sangue

O sangue é um tecido líquido que transporta oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. E, além disso, retira do corpo os resíduos metabólicos como o gás carbônico, levando-o até os pulmões para ser expelido.

Quando o sangue está repleto de oxigênio que será transportado para os outros tecidos, ele é chamado de sangue arterial. Já o sangue que faz o caminho inverso e transporta o gás carbônico até os pulmões é chamado de sangue venoso.

Uma pessoa adulta possui, em média, seis litros de sangue circulando pelo corpo.

Sistema circulatório - Caminho percorrido no coração
Sistema circulatório – Caminho percorrido no coração

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos compõem o caminho que o sangue percorre pelo corpo. Eles são formados por veias, artérias e capilares.

Veias

As veias são os vasos sanguíneos que o sangue dos tecidos de volta para o coração. Elas são vasos delicados, finos e, na maioria das vezes, transportam sangue venoso.

Existem exceções, como as veias pulmonares que transportam sangue arterial, rico em oxigênio, dos pulmões até o coração.

Artérias

As artérias, também chamadas de artérias coronárias ou arcos aórticos, são vasos que partem do coração e transportam sangue para o restante do corpo. Elas possuem grande calibre, são espessas e formadas por tecido muscular elástico, para suportar a pressão sanguínea sem romper.

  • Artérias pulmonares: transporta o sangue venoso, rico em gás carbônico, do coração até os pulmões.
  • Artéria aorta: transporta o sangue arterial, rico em oxigênio, do coração para todos os tecidos do corpo.

As artérias se ramificam por todo o corpo, em alguns locais ficam mais finas e delicadas, dando origem as arteríolas que também se ramificam ao longo do corpo, formando os vasos capilares.

Os nomes das artérias podem se tornar diferentes ao longo do corpo. Nos membros superiores algumas das principais artérias são a artéria axilar e artéria braquial.

Na região abdominal as artérias são chamadas de artéria celíaca ou tronco celíaco. Elas são curtas e largas, responsáveis pela vascularização do estômago, fígado, duodeno, baço e pâncreas.

Capilares

Os capilares são vasos sanguíneos muito finos que permitem o intercambio de substâncias entre as células e o sangue.

Os capilares estão ligados as veias, por isso, uma das suas funções é fazer com que o sangue venoso retorne para o coração.

Tipos de circulação

A circulação sanguínea ocorre em dois circuitos distintos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica. Esses dois tipos de circulação se iniciam no tronco pulmonar, de onde partem as artérias pulmonares no coração.

Sistema circulatório - Circulações sistêmica e pulmonar
Sistema circulatório – Circulações sistêmica e pulmonar

Circulação pulmonar

A circulação pulmonar também é conhecida como pequena circulação. Nesse circuito, o sangue circula do coração aos pulmões e vice-versa.

Nessa circulação, o sangue venoso sai do coração e segue para o pulmão, onde libera o gás carbônico e recebe oxigênio, retornando ao coração como sangue arterial através das veias pulmonares.

Circulação sistêmica

A circulação sistêmica também é conhecida como grande circulação, ela ocorre entre o coração e todas as outras células do corpo, vice-versa.

O sangue arterial que foi recebido dos pulmões durante a circulação pulmonar é bombeado do átrio para o ventrículo esquerdo onde encontra a artéria aorta, que encaminha esse sangue para todo o corpo.

O sangue oxigenado chega aos tecidos e as trocas gasosas são feitas através dos capilares, os tecidos liberam o gás carbônico e absorvem o oxigênio disponível.

Sendo assim, o sangue arterial que chegou oxigenado, retorna ao coração rico em gás carbônico, ou seja, como sangue venoso.

Ao retornar para o coração, ele entra no átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário