Animais que respiram pelos pulmões

Saiba quais grupos de animais utilizam os pulmões para respirar e como é o processo de respiração de cada um

0

Respirar é um processo involuntário e complexo, que pode envolver muitas curiosidades.

Você sabe quais são os animais que respiram pelos pulmões?

Os mamíferos, anfíbios, aves e répteis usam os pulmões como principal órgão do sistema respiratório. O processo ocorre de forma diferente em cada grupo de animais, por isso é importante conhecer cada um deles.

Mamíferos

Os alvéolos são estruturas pequenas que ocorrem em grande quantidade, formando os pulmões dos mamíferos. Eles são envoltos por vasos sanguíneos e para que a respiração aconteça é necessário que ocorra uma troca gasosa.

Essa troca acontece da seguinte maneira: o ar oxigenado entra por meio do nariz ou da boca e em seguida passa pela traqueia, que se divide em dois brônquios, chegando até os pulmões.

Os brônquios são divididos em bronquíolos que são ramos menores, eles têm a função de levar o ar para um alvéolo. O diafragma faz com que o ar seja impulsionado para dentro e para fora dos pulmões.

Exemplos de mamíferos com respiração pulmonar: cão, gato, boi, macaco, humanos, etc.

Anfíbios

Os anfíbios podem viver tanto na terra quanto na água, por isso, eles respiram de uma forma diferente: eles utilizam também a pele no processo de respiração, a chamada respiração cutânea.

A respiração cutânea acontece quando ainda são larvas e estão no processo da vida aquática.

No entanto, eles têm pulmões e os utilizam quando estão no estágio da vida terrestre. Entretanto, a respiração pulmonar é ineficiente nesses animais, por isso os anfíbios alternam com a respiração cutânea.

Exemplos de anfíbios com respiração pulmonar: sapo, rã, salamandra, cobra-cega, etc.

Aves

As aves também respiram pelos pulmões, entretanto, elas não utilizam o diafragma como os mamíferos o fazem. O ar é conduzido pelos músculos da ave e elas têm sacos adicionais que espalham o ar pelo corpo.

Logo, isso faz com que haja um fornecimento de oxigênio contínuo.

Exemplos de aves com respiração pulmonar: pato, galinha, avestruz, arara, etc.

Répteis

Os répteis não têm brânquias, diferente dos anfíbios, por isso, eles são totalmente dependentes dos seus pulmões.

O ar dos pulmões dos répteis fluem para dentro e para fora, por um mesmo caminho, semelhante ao que ocorre nos mamíferos.

Exemplos de répteis com respiração pulmonar: tartaruga, jacaré, serpente, calango, etc.

Veja também:

você pode gostar também