Sistema digestório

Esse é o sistema responsável pela digestão dos alimentos!

0

Para que nosso corpo funcione corretamente é necessário que todos os sistemas funcionem corretamente.

Em resumo, o sistema digestório realiza a digestão dos alimentos, onde as moléculas são quebradas para que os nutrientes sejam absorvidos pelo corpo.

Os nutrientes que não forem aproveitados pelo organismo são eliminados nas fezes.

 O que é sistema digestório?

O sistema digestório, anteriormente chamado de sistema digestivo ou aparelho digestivo, é o responsável pela transformação do alimento em nutrientes.

Esse sistema é formado por um conjunto de órgãos que realizam tanto processos mecânicos quanto químicos. Eles se dividem em dois grupos:

  • Tubo digestório: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso.
  • Órgãos anexos: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Qual é a função do sistema digestório?

A função do sistema digestório é quebrar os alimentos ingeridos em partículas menores para que os nutrientes possam ser levados pelo sangue a todos os órgãos do corpo.

O processo de digestão é o responsável por fornecer energia para que nosso corpo possa realizar todas as tarefas diárias como estudar, dançar, correr, brincar, etc.

Anatomia do sistema digestório

Esquema do sistema digestório
Esquema do sistema digestório

Boca

A boca é o local por onde os alimentos entram no nosso organismo, ou seja, onde o processo de digestão é iniciado.

Ela é um órgão revestido por mucosa que possui muitas glândulas salivares, responsáveis por umedecer os alimentos com a saliva.

Na boca também estão os dentes e a língua que são os responsáveis pela mastigação para triturar os alimentos.

A digestão química é iniciada ainda na boca, depois de triturados o amido dos alimentos é quebrado através da enzima amilase, conhecida também como ptialina.

Sistema digestório - Parte superior
Sistema digestório – Parte superior

Faringe

A faringe é um tubo musculoso revestido por membrana que faz a comunicação entre a boca e o esôfago. Esse é um canal comum entre os sistemas digestório e respiratório.

Depois da mastigação ocorre a deglutição, o palato mole se retrai para cima e a língua empurra o alimento mastigado para dentro da faringe.

A faringe realiza movimentos voluntários até que o bolo alimentar chegue ao esôfago. Nesse processo, a epiglote é a válvula que impede o bolo alimentar de retornar para as vias respiratórias.

Esôfago

O esôfago é um tubo musculoso controlado pelo sistema nervoso, ele determina os movimentos peristálticos que empurram o bolo alimentar para o estômago.

Estômago

O estômago é um órgão em formato de bolsa que fica localizado no abdômen e é responsável por digerir as proteínas.

Ele possui duas curvaturas, uma menor na parte superior e uma maior na parte inferior, onde está localizada a região do piloro.

A mastigação dos alimentos na boca ativa a produção de ácido clorídrico no estômago, mas o suco gástrico só é produzido quando o bolo alimentar chega ao estômago. O suco gástrico é uma solução que possui água, sais minerais, enzimas e ácido clorídrico.

O estômago é revestido por uma camada de muco que protege as paredes da acidez do suco gástrico. A digestão no estômago dura cerca de 2 a 4 horas, depois desse processo o bolo alimentar passa a se chamar quimo.

O estômago passa por contrações que empurram o quimo para o piloro em pequenas porções até que ele chegue ao intestino delgado.

Intestino delgado

O intestino delgado é revestido por mucosa enrugada com muitas projeções, ele secreta inúmeras enzimas digestivas que dá origem a moléculas pequenas como a glicose, aminoácidos, glicerol, etc.

Ele é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. O duodeno recebe o quimo e neutraliza a acidez com a bile que é secretada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar.

Depois que a bile emulsifica os lipídios, o quimo recebe também o suco pancreático que contém enzimas, água e bicarbonato de sódio.

No jejuno e no íleo, o trânsito do quimo é rápido, os nutrientes são absorvidos e o que sobre é uma pasta grossa formada por detritos que são empurradas para o intestino grosso.

Sistema digestório - Parte inferior
Sistema digestório – Parte inferior

Intestino grosso

O intestino grosso mede pelo menos 1,5 metro de comprimento e possui 6 cm de diâmetro, ou seja, ele é um órgão grande.

Esse é o local onde o corpo reabsorve o excesso de água e armazena os resíduos digestivos até o momento da eliminação.

O intestino grosso é dividido em três partes: ceco, cólon e reto. Assim que o quimo chega no ceco, ele passa a se chamar bolo fecal, que fica armazenado por muitas horas no cólon.

O reto é a parte final do intestino grosso, ele termina no canal do ânus, por onde as fezes são eliminadas.

Doenças que afetam o sistema digestório

Quando ocorre algum desequilíbrio na proteção das paredes do estômago, surgem problemas estomacais como a gastrite e a úlcera.

O sistema digestório também pode apresentar problemas nas válvulas de abertura e fechamento de cada passagem, o que pode acarretar, por exemplo, em engasgos ou no refluxo esofágico.

Doenças do sistema digestório
Doenças do sistema digestório

Veja também:

você pode gostar também