Sistema respiratório

Vamos conhecer o sistema responsável pelas trocas gasosas do nosso corpo?! Continue lendo!

O sistema respiratório é um conjunto de órgãos responsável pela oxigenação dos tecidos do corpo. Além de oxigenar os tecidos, esse sistema elimina o gás carbônico produzido pelo metabolismo corporal.

Em resumo, esse sistema é o responsável pelas trocas gasosas realizadas entre o corpo e o meio ambiente.

Funções do sistema respiratório

O sistema respiratório possui muitas funções no corpo humano, entre elas estão as trocas gasosas, o equilíbrio ácido-base, a produção de sons e a defesa pulmonar.

Trocas gasosas

As trocas gasosas ocorrem através da inspiração de gás oxigênio presente na atmosfera e expiração de gás carbônico presente no corpo.

O ar inspirado chega até os pulmões e é distribuído para todo o corpo, enquanto o gás carbônico é retirado de todos os tecidos e colocado para fora do corpo.

Equilíbrio ácido-base

O equilíbrio ácido-base ocorre em conjunto com as trocas gasosas durante a remoção do gás carbônico que, em excesso, é ácido para o corpo humano.

Esse processo também possui a participação do sistema nervoso que envia os sinais que controlam a frequência da respiração.

Produção de sons

A produção e emissão de sons é realizada pelo fluxo de ar que passa pelas cordas vocais e a boca. Essa é uma ação que ocorre entre os músculos envolvidos no sistema respiratório e nos sinais emitidos pelo sistema nervoso.

Defesa pulmonar

Durante a inspiração do ar, muitas partículas e microrganismos presentes no ar são enviados para dentro do corpo.

Por isso, é necessário que existam mecanismos que protejam os pulmões, prevenindo assim problemas de saúde. As fossas nasais contêm muitos pelos que filtram e aquecem o ar inspirado, por exemplo.

Anatomia do sistema respiratório

O sistema respiratório é formado pelos pulmões e pelos órgãos que compõem as vias respiratórias: as cavidades nasais, a faringe, a laringe, a traqueia e os brônquios.

Sistema respiratório - Anatomia dos órgãos
Sistema respiratório – Anatomia dos órgãos

Pulmões

Os pulmões são órgãos esponjosos responsáveis pelas trocas gasosas através da respiração, chamada de hematose. Eles estão localizados na caixa torácica e cada pessoa possui dois pulmões.

Eles são envolvidos por uma dupla membrana chamada pleura e são compostos por milhões de pequenas estruturas chamadas de alvéolos pulmonares.

Os alvéolos recebem ramificações dos bronquíolos e é através deles que as trocas gasosas ocorrem.

Cavidades nasais

As cavidades nasais são dois canais revestidos por mucosa e separados por um septo de cartilagem. Elas começam nas narinas e terminam na faringe.

Os pelos presentes nas mucosas das cavidades nasais funcionam como filtros para o ar inspirado, eles retêm as impurezas e os microrganismos que possam estar suspensos no ar e fazem com que o ar chegue limpo aos pulmões.

Faringe, laringe e traqueia

A faringe, a laringe e a traqueia são órgãos compartilhados entre o sistema respiratório e o sistema digestório.

A faringe é um tubo revestido por mucosa que faz a comunicação entre as cavidades nasais, a boca, a laringe e o esôfago.

A laringe é o órgão que liga a faringe até a traqueia, na parte superior da laringe está localizada a epiglote, uma válvula que se fecha durante a deglutição.

A laringe também é um dos principais órgãos da fala, é nela que estão localizadas as cordas vocais.

A traqueia está situada abaixo da laringe, ela é um órgão composto por anéis cartilaginosos e revestido por uma mucosa. Na traqueia o ar é aquecido, umidificado e filtrado.

Brônquios

Os brônquios são ramificações da traqueia, também formados por anéis de cartilagem. Cada brônquio penetra em um pulmão e se ramifica em bronquíolos.

Sistema respiratório - Bronquios
Sistema respiratório – Bronquios

Doenças que afetam o sistema respiratório

As doenças do sistema respiratório podem ser infecciosas ou alérgicas. Elas podem ser provocadas por microrganismos como os vírus, as bactérias ou parasitas.

As infecções também podem ser desencadeadas por substâncias tóxicas, poeira, medicamentos, cosméticos, perfumes, pólen, etc.

Entre as principais doenças respiratórias estão:

  • Gripe
  • Resfriado
  • Tuberculose
  • Pneumonia
  • Enfisema pulmonar
  • Rinite
  • Sinusite
  • Asma
  • Bronquite
  • Alergias

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário