Têmis – Deusa das leis na mitologia grega

A deusa Têmis representa as leis na mitologia grega. Ela foi a segunda esposa de Zeus e tinha um trono ao lado do deus. Juntos, eles governavam o Olimpo.

0

Têmis é a deusa das leis na mitologia grega. Filha de Urano e Gaia, a divindade era guardiã dos juramentos dos homens e da lei. Ela costumava ser invocada nos julgamentos, por isso, muitas vezes foi tida como a deusa da justiça.

Os atributos mais ordinários da deusa são a justiça. Logo, em suas representações, costumam inserir itens como balança, espada, feixe de machados. Além disso, ainda é comum ser desenhado, em uma de suas mãos, um cetro.

Em muitos casos, Têmis é representada com os olhos vendados. Isso acontece para que seja designada a imparcialidade, sendo essa uma característica que convém aos juízes.

Quem foi Têmis? 

Têmis é conhecida como a conselheira de todos os deuses, principalmente de Zeus. Ela foi a segunda esposa do deus e se sentava ao lado do trono do marido.

Por conta de sua grande sabedoria, os conselhos da deusa eram muito valiosos. Com isso, ela conquistou o atributo de deusa dos bons conselhos e da sabedoria. Nesse segundo item, ela era comparada apenas à Atena.

A fama de Têmis foi tão grande que até hoje ela é vista como o símbolo do direito. A imagem da deusa pode ser encontrada em prédios públicos e em escritórios de advocacia.

No Supremo Tribunal Federal, em Brasília, existe uma estátua baseada na deusa. Na representação, ela está sentada, sem balança, mas com uma estátua repousada em seu colo.

História de Têmis

Segundo a mitologia, Têmis desejava guardar sua virgindade. Porém, Zeus a obrigou a desposá-lo. Com isso, ela se tornou mãe de três filhas: a equidade, a lei e a paz. Além disso, também acredita-se que a deusa tenha gerado as Horas, Eunômia, Dice e Irene.

A deusa auxiliava Zeus no Monte Olimpo, com seus conselhos inspirados no amor pela justiça. Ela ainda era encaminhada de importantes missões.

Têmis foi criada pelas Moiras, as deusas do destino. A princípio, a deusa teria sido entregue aos cuidados de Nix, que tinha gerado Nêmesis recentemente. Isso foi feito para que a menina fosse protegida do enlouquecimento de Urano.

Apesar disso, Nix estava cansada por conta dos seus filhos e, assim, Têmis foi parar nas mãos das Moiras.

Em algumas versões, Têmis é mãe das Moiras, o que é equivocado, já que a maternidade das deusas pertence à própria Nix.

Curiosidade sobre Têmis

Confira agora algumas curiosidades sobre a deusa Têmis:

  • O casamento de Têmis e Zeus não era muito harmonioso, pois mesmo com a sabedoria entre eles, nada tinha uma solução definitiva.
  • Têmis foi a inventora das artes.
  • Têmis conversava com os homens através de oráculos. Estes não profetizavam apenas o futuro, mas também os mandamentos das leis da natureza que os homens deveriam obedecer.
  • Em muitas situações Têmis era vista como a deusa da justiça. Apesar disso, a atribuição era de Dice.

Veja também:

você pode gostar também