Selene – A deusa da Lua na mitologia grega

Na mitologia grega, Selene é conhecida como a deusa da lua. Segundo as lendas, a deusa estava ligada ao nascimento, à fertilidade e ao falecimento.

0

Selene, ou Selena, na mitologia grega, é a deusa da Lua. Filha dos titãs Hiperião e Téa, teve dois irmãos, Hélio, o deus do Sol, e Éos, a deusa do amanhecer.

A deusa teve vários amantes, incluindo Pã, Zeus e o mortal Endimion. De acordo com várias versões, ele era um pastor ou caçador. Já em outros relatos, acredita-se que ele era um rei.

Sua pele era muito branca, tanto quanto a neve. Além disso, ela viajava em uma carruagem de prata que era puxada por dois cavalos. Junto ao seu manto prateado, ela carregava uma tocha e ainda tinha uma meia-lua em sua cabeça.

Quem foi Selene? 

Selene representa todas as fases da lua. Seu nome é derivado do grego “selas”, que significa luz e claridade.

A deusa estava relacionada a nascimento, fertilidade e ainda falecimento. Constantemente ela era associada a Artemis ou Hécate, por conta de sua grande importância na magia.

O mito de Selene tem relação com encanto dos enamorados. Ela possuía muito encanto e magia. Por isso, inspirava vários poetas e também era confidente dos namorados, assim como companheira dos solitários.

História de Selene 

A imagem de Selene, solitária e melancólica, atravessava os céus todas as noites. Uma noite em específico, ela foi acompanhada pelos olhos de Endimion, um belo pastor de Tessália.

Ele levava o rebanho para o alto da montanha, onde era melhor para observá-la. A admiração era tanta que o jovem passou a entender o ciclo lunar, que ainda era um mistério para todos.

De tanto perceber que o jovem a admirava, a deusa desejou conhecê-lo. Então, ela abandonou seu curso e o encontrou adormecido no alto do monte. O sono dele era sereno e suave, tanto que tocou o coração de Selene.

Depois disso, todas as noites que ela via Endimion, ela ficava abalada. Até que uma noite, não resistindo ao jovem, ela beijou-lhe nos olhos e com isso, ele caiu em um sono mágico.

Nesse momento, ela esqueceu de que era aluz que iluminava a noite e foi causado um eclipse total. O mundo ficou totalmente escuro.

O deus dos deuses, Zeus, que não tolerava esse tipo de distúrbio, pensou em castigá-la. Porém, ao ver que a deusa estava apaixonada , decidiu preservar a felicidade da deusa e fez com que o jovem nunca envelhecesse.

Para isso, ele teria que dormir eternamente. Dessa forma, de vez em quando, a deusa se junta ao jovem nas noites escuras de Lua Nova.

Curiosidades sobre a deusa Selene 

Confira algumas curiosidades sobre Selene:

  • Selene teve 50 filhos, com Endimion, Ersa, Pandia e Zeus.
  • Um dos filhos de Selene, Museu, era um grande músico, capaz de curar doentes com sua arte.
  • A deusa, assim como seus irmãos, era tão bela que despertava inveja de outros deuses.
  • Selene é considerada a própria personificação da lua, tanto que na mitologia romana é conhecida como Luna.

Veja também:

você pode gostar também