Zeus – Deus dos deuses na mitologia grega

Zeus, o deus dos deuses, foi o responsável por libertar os filhos de Cronos, quando estes eram engolidos pelo pai. A divindade teve várias mulheres e filhos.

0

Zeus é conhecido como o principal deus da mitologia grega. O deus dos deuses, como é nomeado muitas vezes, ocupa o trono dourado no Olimpo, sendo reverenciado por todos.

A divindade podia controlar o tempo, os raios e os trovões. Além disso, possuía diversos outros poderes, como a habilidade de imitar a voz de outras pessoas, e ainda conseguia se transformar em animais. Esse era um de seus principais truques para conquistar outras mulheres.

O deus costuma ser representado com um corpo forte e longos cabelos encaracolados. Ele ainda tinha uma barba curta e em todos os momentos carregava seu raio.

Quem foi Zeus? 

O deus dos deuses, como Zeus é conhecido, era um ser despreocupado, que costumava rir alto. Apesar disso, era justo, misericordioso e prudente, além de imprevisível. Ninguém conseguia adivinhar as decisões da divindade.

Zeus também se irritava com muita facilidade. Segundo as lendas, o deus já lançou raios que causaram grandes tempestades violentas. Nisso, muitos estragos foram gerados na Terra.

Apesar disso, ele não castigava somente os mortais, mas os deuses e deusas também. Como exemplo, pode-se citar Prometeu, que roubou o fogo e entregou aos humanos. Zeus o puniu com uma águia gigante que comia o fígado do ladrão eternamente.

O deus foi casado três vezes e ainda teve várias amantes, sendo deusas e mortais. Com isso, Zeus tem vários filhos e muitos destes ficaram famosos e se tornaram grandes deuses ou heróis.

Alguns dos filhos de Zeus foram:

História de Zeus 

Zeus era filho de Cronos e Réia. Como o pai tinha o hábito de devorar seus filhos, para que estes não tomassem seu lugar no trono, a mãe de Zeus decidiu dar a Cronos uma pedra e assim, pôde proteger o recém-nascido.

Quando Cronos descobriu o que teria acontecido, foi atrás de Zeus, mas não o encontrou. Então, o deus dos deuses foi criado em um bosque, se alimentando à base de leite e mel.

Assim que crescido, Zeus foi atrás de Cronos, para libertar seus outros irmãos. Para isso, o deus obrigou o pai a tomar uma bebida mágica que restituiria todos os filhos do passado. Dessa forma, os quatro deuses foram libertos.

Assim, Zeus conheceu seus irmãos, sendo eles:

Hera, que também era filha de Cronos, foi poupada anteriormente, também por conta de um truque da mãe.

A partir de então, foi travada uma guerra, que após dez anos, Zeus subiu ao Olimpo junto com seus irmãos Poseidon e Hades. Na ocasião, conseguiram destruir Cronos .

Com o fim do conflito, Zeus passou a ser o deus dos deuses, enquanto Poseidon das águas e Hades do mundo inferior.

Curiosidades sobre Zeus

Confira algumas curiosidades sobre Zeus:

  • Para seduzir as mulheres, Zeus costumava se mudar a sua imagem. As formas mais conhecidas eram de cisne e touro.
  • A primeira esposa de Zeus foi Métis, a deusa da prudência. A segunda foi Têmis, a deusa das leis e a terceira, Hera, sua irmã.
  • Seu cavalo, chamado Pegasus, carregava os raios para o deus.
  • O deus possuía vários títulos e foi o mais importante entre as crenças gregas.

Veja também:

você pode gostar também